segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

RESGATAR OS QUE PERECEM

Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma. ... Estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge. Estou cansado de clamar. Salmo 69:1-3

Nunca me esquecerei do dia 13 de Janeiro de 1982. Naquela época, a nossa família morava em Beltsville, Estado de Maryland. Já nevava há várias horas, quando ligámos a televisão para saber a previsão do tempo para a região de Washington. De repente, a previsão meteorológica foi interrompida pela assustadora notícia de que um avião de passageiros da Air Florida tinha caído no rio Potomac, logo após a descolagem do Aeroporto Nacional de Washington. Não chegámos a ver o que aconteceu depois, mas ficámos a saber mais tarde.
Larry Skutnick, um homem de 28 anos de idade, observava as pessoas que num helicóptero tentavam salvar a hospedeira Priscilla Tirado, que se debatia na água, em perigo de afogar-se. Duas vezes ela deixara escapar a corda que lhe tinham lançado. Vendo que as forças dela estavam no fim, Skutnick tirou o casaco e as botas, saltou para dentro da água gelada e nadou quase trinta metros até a agarrar. Depois arrastou-a para um lugar seguro.
Após o resgate, os jornalistas perguntaram a Skutnick o que o levara a arriscar a própria vida para salvar aquela jovem. Skutnick respondeu modestamente:
"Poderia ser qualquer um. Simplesmente era eu que estava lá. Isto é algo que nunca pensei fazer, mas ao olhar para trás, acho que o fiz justamente por não ter pensado. Alguém precisava de entrar na água, e aconteceu que fui eu."
O salmista, debatendo-se no mar da vida, sentiu a coragem falhar e clamou a Deus por socorro. Aquele que observa a queda de um pardal, ouviu o seu clamor. "O Seu coração afectuoso comove-se com as nossas tristezas, com a nossa expressão delas. ... Não há na nossa vida nenhum capítulo que seja demasiado obscuro para que Ele o possa ler, nenhuma perplexidade demasiado intrincada para que Ele a possa resolver." - O Caminho para a Esperança. Não é nenhuma surpresa, portanto, que David tenha concluído o salmo com uma nota triunfante. "Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-l'O-ei com acções de graça." Verso 30.
Servimos a um Deus maravilhoso! Com frequência, Ele salva pecadores em perigo de vida, usando-nos como instrumento para cumprir os Seus propósitos.