sábado, 15 de dezembro de 2012

RAABE

'Dentre os que Me conhecem, farei menção de Raabe.' ...O Senhor, ao registar os povos, dirá: este nasceu lá. Salmo 87:4 e 6

Raabe foi a prostituta de Jericó que escondeu os dois espias. Conforme a tradição judaica, ela casou-se com um deles depois da queda da cidade. Se isto é verdade, o nome dele era Salmon (ver Mateus 1:5).
Dizem que a prostituição é a mais antiga profissão do mundo. Mas isto não a torna uma ocupação honrosa. A maioria das pessoas considera-a uma destruidora da moral da família e da sociedade.
Como é que começa a prostituição? Estudos sociológicos revelam que a maior parte das jovens que se tornam prostitutas foram iniciadas na sua carreira ainda crianças, por homens que eram seus parentes próximos e abusavam delas - tios, irmãos, pais e até avós! Calcula-se que 75 por cento das prostitutas foram vítimas desses abusos na infância.
É difícil imaginar que Deus tenha tido alguma coisa a ver com uma casa de má fama, ou que tivesse cooperado com o Seu povo que usou um desses estabelecimentos como esconderijo. Mas isso não é tudo. Além de ser prostituta, Raabe era mentirosa. Disse que não sabia para onde os espias tinham ido quando saíram da sua casa, quando ela mesma os tinha escondido no tecto da casa (ver Josué 2:4-6).
Aqui vem a surpresa: ao contrário dos seus compatriotas, ela reconheceu Jeová como "Deus em cima nos céus e em baixo na terra" (verso 11). E a maior de todas as surpresas: através da descendência dessa ex-meretriz, veio o Filho Unigénito de Deus (Mateus 1:1-16)!
Se, mesmo não desculpando o pecado, Deus leva em conta as circunstâncias que moldaram a vida de uma pessoa, deveríamos nós ter menos compaixão ao julgar os outros? Quão gratos podemos ser porque, no dia do ajuste final de contas, um misericordioso Pai celeste leva em consideração o facto de que "este (ou esta) nasceu lá"! Em Jericó, talvez?