sábado, 1 de dezembro de 2012

O QUE O PERDÃO PODE FAZER

Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Lucas 23:34

Wilfred T. Grenfell, famoso médico missionário, nasceu em 1865. Em 1892, ainda na faixa dos vinte anos, ele dedicou a sua vida ao povo da costa oriental do Canadá, onde serviu ao seu Senhor até cinco anos antes da sua morte, em 1940. Certa vez, quando lhe perguntaram o que o tinha influenciado para que dedicasse a vida ao trabalho cristão humanitário naquela fria e agreste região do Labrador, ele deu a seguinte razão:
Certa noite, uma senhora foi levada para a sala de emergência do hospital onde ele trabalhava. Era evidente que não havia esperança de vida para ela. Segundo o depoimento de testemunhas, o marido dela chegara bêbado a casa e, num ímpeto de ira, atirara contra ela um lampião aceso de querosene. Os vizinhos chamaram a polícia. O marido, que começava a ficar sóbrio, e um oficial foram até ao leito onde ela se encontrava. O oficial curvou-se e perguntou àquela senhora o que tinha acontecido exactamente. A princípio ela recusou-se a dizer qualquer coisa, mas ele insistiu. Por fim, ela disse simplesmente: "Foi apenas um acidente." E morreu pouco depois.
Grenfell disse que se o amor podia perdoar uma agressão como aquela, ele queria seguir o exemplo de Jesus e dedicar a vida ao ministério em favor dos outros. Será que o perdão daquela senhora exerceu um efeito semelhante sobre o marido? Não sei, mas esperemos que sim.
Perdoar àqueles que nos ofenderam, àqueles que sob um ponto de vista humano não merecem perdão, pode exercer um poderoso efeito para o bem. Quando Jesus perdoou àqueles que O crucificavam, causou uma impressão profunda em muitos dos responsáveis pela Sua morte. Actos 6:7 diz que, como consequência, "muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé."
Algo semelhante pode ter acontecido quando Estevão perdoou àqueles que o apedrejaram até à morte (ver Actos 7:58-60). Não é improvável que a conversão de Saulo tenha brotado daquela experiência.
Quando você e eu fazemos como Jesus fez, e perdoamos espontaneamente àqueles que nos magoaram, o efeito sobre eles também pode ser o mesmo - mas não conte com isso. Afinal de contas, o nosso objectivo na vida como cristãos é seguir o exemplo de Cristo, e não fazer com que os outros se sintam mal por nos terem prejudicado.