segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

DE VOLTA PARA O FUTURO

Um coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Fllipenses 3:13 e 14

Os ideogramas chineses sempre me fascinaram. Enquanto estive preso no campo de concentração, o Dr. William Mather, um erudito que passou muitos anos como missionário na China, fez uma palestra a respeito disso. Declarou que a maneira como os antigos chineses usavam os caracteres yin e yang - as duas forças opostas - indica que eles estavam a par da electricidade positiva e negativa, muito tempo antes de o Ocidente 'descobrir' esse fenómeno. Também disse que os caracteres para significar 'perigoso' e 'oportunidade', quando usados juntos, significavam 'crise'. Por outras palavras, uma crise é uma 'oportunidade perigosa'. Um pensamento desafiador!
Para mim, entretanto, um dos mais fascinantes conceitos do povo chinês é de como eles concebem o futuro. Eles veem-se a caminhar para o futuro de costas e a olhar para o passado. Isso pode parecer-nos estranho, mas faz muito sentido. O passado permanece no campo da visão. Podemos 'vê-lo' mentalmente. Mas o futuro está oculto da nossa vista, como se na verdade estivesse atrás das nossas costas.
A ideia ocidental de futuro é diametralmente oposta à dos chineses. Falamos de 'enfrentar' o futuro. Criado no mundo greco-romano, Paulo tinha obviamente o conceito ocidental de futuro quando falou em avançar para as coisas que diante dele estavam.
Mas talvez haja um ponto em que o Oriente e o Ocidente se encontram. Num discurso proferido em 1986, o Presidente Ronald Reagan usou a expressão: "Voltar para o futuro." Com isso ele quis dizer que já nos demorámos muito no passado. É tempo de considerar as desconhecidas 'oportunidades perigosas' diante de nós.
A cortina do tempo desce sobre mais um ano. Deus trouxe-nos de novo para a terra do reinício. Seja o que for que o futuro nos reserve, que o nosso estudo da Sua Palavra no próximo ano nos ajude a conhecê-l'O ainda melhor.
Prossiga em conhecer ao Senhor, adquirindo aquele conhecimento que significa vida eterna!