sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demónios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência. 1 Timóteo 4:1 e 2

Numa noite de Inverno eu estava a atiçar o fogo na nossa lareira, quando um anteparo quente caiu sem que eu esperasse e me queimou a mão, provocando uma bolha. Doeu. Tive a certeza de que a dor não me deixaria dormir naquela noite. Então lembrei-me de algo que alguém me sugerira anos antes. Disseram-me que se eu colocasse a queimadura perto do fogo repetidas vezes, doeria terrivelmente a princípio, mas se eu continuasse a aproximá-la do calor, a dor iria diminuindo gradualmente. Experimentei a sugestão. Funcionou - comigo, pelo menos. (Antes de tentar algo parecido, fale com o seu médico.) Na manhã seguinte, senti apenas um leve incómodo na área afectada. A pele estava grossa e insensível.
Não sei bem o que se passou com a minha queimadura, mas sei o que acontece quando uma pessoa viola a sua consciência repetidamente. Quando pela primeira vez fazemos algo que sabemos ser errado, a nossa consciência dói-nos terrivelmente, mas as violações repetidas resultam numa sensação bem mais enfraquecida de dor psicológica, até que finalmente pecamos sem que a consciência nos incomode mais.
No âmbito físico, aquilo que aconteceu comigo (insensibilizar uma queimadura dolorida, aproximando-a repetidas vezes do calor) pode funcionar ou não para outra pessoa (mais uma vez o aconselho a conferir esse procedimento com o seu médico). Mas sob o ponto de vista espiritual, insensibilizar a consciência é uma questão muitíssimo séria. Pode resultar em cometer um pecado imperdoável (ver Mateus 12:31 e 32). Não que alguns pecados sejam tão graves que Deus não consiga perdoá-los. Mas porque aqueles que pecam conscientemente chegam ao ponto de não mais conseguirem ouvir o Espírito Santo falar.
Podemos evitar cometer essa "grande transgressão" ao permitir que Deus nos impeça de cometer o pecado da presunção - pecar premeditadamente na expectativa de que Deus nos perdoe (ver Salmo 19:13).