quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CARTAS VIVAS

Estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente. 2 Coríntios 3:3

Nos dias em que Paulo escreveu estas palavras, as cartas eram geralmente escritas sobre papiros, um material feito de um junco que crescia ao longo das margens do rio Nilo. A nossa palavra 'papel' é derivada de papiro. Já vi muitas dessas cartas nos grandes museus do mundo; talvez você as tenha visto também.
O tipo do manuscrito indica que a maioria dessas cartas era escrita não pelo remetente da mensagem, mas por um escriba cuja função era justamente escrever cartas. Os escribas eram uma necessidade naquela época, porque poucas pessoas sabiam ler ou escrever. Algumas dessas epístolas são cartas comerciais; outras tratam de assuntos de vida ou morte; outras, ainda, são cartas de amor.
Quando comecei a trabalhar como pastor estagiário em Santa Rosa, na Califórnia, deram-me uma escrivaninha e uma velha cadeira que tinha pertencido a um antigo pastor. Davam evidências de terem sido guardadas durante muito tempo e de não terem sido limpas há muitos anos.
Quando a escrivaninha passou para as minhas mãos, comecei a limpá-la. Puxei todas as gavetas para fora e fiquei surpreendido com o que encontrei. Algumas cartas tinham caído por trás de uma das gavetas. Estavam amassadas, amareladas e traziam o carimbo do correio que confirmava a sua 'antiguidade'.
Não tenho o hábito de ler a correspondência de outras pessoas, mas fiz uma excepção daquela vez, porque não conhecia nem o remetente nem o destinatário das cartas. Mas devo confessar que o conteúdo delas inspirou-me o desejo de conhecer aquelas pessoas. Deram-me uma ideia sobre o carácter dos correspondentes!
No versículo para a nossa meditação, o apóstolo Paulo diz que os cristãos de Corinto eram cartas escritas por Cristo e entregues ao mundo. Nós tambem somos cartas conhecidas e lidas "por todos os homens". Verso 2. Quão importante é, então, que a mensagem transmitida pelo nosso viver seja coerente com o que professamos.