quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A NAMORADEIRA SINCERA

Jesus respondeu-lhe: se tu soubesses aquilo que Deus tem para dar e quem é aquele que te está a pedir água, tu é que havias de lha pedir, e ele dava-te água viva. João 4:10 (Bíblia, Tradução Interconfessional em Português Corrente)

É meio-dia, provavelmente no fim de Julho ou no início de Agosto do ano 28 d.C.
Jesus, que viajara a pé com os discípulos, escolhe um velho poço junto ao qual vai sentar-Se. Enquanto Ele descansa, os discípulos vão a uma aldeia próxima de Sicar para comprar alimento. Jesus olha para o vale na direcção da aldeia, e vê que se aproxima uma mulher com um cântaro de água sobre o ombro.
As mulheres no Médio Oriente geralmente não vão buscar água nas horas mais quentes do dia. Talvez ela tenha ido ao meio-dia porque se preocupa menos com os raios quentes do sol do que com os olhares fulminantes das suas irmãs mais respeitáveis.
Quando ela chega ao poço, Jesus pede-lhe um pouco de água. A resposta dela é um tanto atrevida, talvez até galanteadora: "Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?" João 4:9. Se ela está a querer 'seduzir', Jesus não alinha no seu jogo. Em vez disso, leva o assunto para um plano espiritual.
"Se tu soubesses aquilo que Deus tem para dar". Jesus usa essa expressão com um sentido enigmático, para despertar a curiosidade da mulher. O que Ele quer dizer é: "Se tu soubesses quem sou..." Afinal de contas, Ele é o Dom de Deus ao mundo (ver João 3:16). A Sua manobra funciona! O interesse da mulher é despertado. Então, pouco a pouco, Jesus revela cuidadosamente os segredos daquela vida de vergonha.
A mulher tenta fugir das embaraçadoras revelações, mudando o rumo da conversa para uma discussão teológica, mas Jesus ergue o tema para um nível mais elevado. Novamente em sintonia, a mulher reconhece: "Eu sei... que há-de vir o Messias...; quando Ele vier nos anunciará todas as coisas." Verso 25. Essa é agora a oportunidade áurea de Jesus. Indo directo ao ponto, Ele diz: "Eu O sou, Eu que falo contigo." Verso 26.
E a mulher crê! A namoradeira sincera converte-se.
Que lição de evangelismo! Não vá para o atalho das discussões teológicas; leve o tema para um plano espiritual.