sábado, 3 de novembro de 2012

ZELO SEM ENTENDIMENTO

Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém, não com entendimento. Romanos 10:2

Quando o meu pai estava na faixa dos 20 anos de idade, trabalhou durante algum tempo como recepcionista de um grande hotel na cidade de Nova Iorque. Certa noite, durante o horário de trabalho dele, alguém atirou qualquer coisa incandescente numa lixeira que continha papel. De repente aquilo pegou fogo e ameaçou incendiar o prédio todo. O meu pai telefonou imediatamente para os bombeiros, mas um dos hóspedes, um senhor com idade suficiente para agir com mais prudência, tirou o seu casaco e começou a sacudi-lo na direcção das chamas, espalhando o fogo em todas as direcções. Em poucos momentos, o átrio do hotel ficou transformado num inferno.
Felizmente os bombeiros responderam depressa e conseguiram apagar o fogo de modo rápido, mas não antes de ele ter causado muito mais prejuízo do que, se aquele homem tivesse esperado e permitido que os bombeiros fizessem o seu trabalho. Aquele zeloso hóspede não só acabou por perder o seu casaco, como também recebeu um sermão do chefe dos bombeiros. Este homem demonstrou "zelo... porém, não com entendimento".
Existem alguns cristãos que parecem inspirados por um grande zelo para com o Senhor, mas deixam de exercer bom senso ao falarem. Sem dúvida, já ouviu falar de indivíduos desses. Numa reunião, falam de certo tema com uma linguagem tão destemperada, que incendeiam os ânimos e prejudicam uma boa causa - talvez a própria causa que eles defendem. Habitualmente, essas pessoas parecem não reconhecer as suas próprias deficiências.
Tiago fala desse aspecto na sua epístola. Ele diz que "a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua... contamina o corpo inteiro e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma em chamas pelo inferno". Tiago 3:6. Em relação com isso, Salomão dá um bom conselho. Ele diz que há "tempo de estar calado, e tempo de falar". Eclesiastes 3:7. À última frase ele poderia ter acrescentado "com entendimento".
Se acha que tem falta de sabedoria e entendimento, um dos melhores lugares onde encontrar essas bênçãos é na Palavra de Deus.