sábado, 24 de novembro de 2012

SE

Se Tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães." S. Mateus 4:3.

Muitas vezes, depois de desfrutarmos momentos de doce comunhão com Deus, e de sentirmos os suaves enlevos do Seu amor, somos sacudidos por perturbadoras provas. Esta foi a experiência vivida pelo Salvador. Após a memorável cerimónia baptismal, no Jordão, quando ainda reverberavam nos Seus ouvidos as solenes palavras anunciando a Sua filiação divina, Satanás veio ao Seu encontro.
Jesus vivia então um momento de grande exaustão física e mental. Durante quarenta dias, no ermo do deserto, havia jejuado e orado, preparando-se para o ministério que haveria de exercer até ao sacrifício. Fraco e macilento, foi acossado pelo tentador. Valendo-se da conjunção 'se', Satanás iniciou a sua investida, semeando a dúvida: "Se és o Filho de Deus...», disse o adversário.
Pouco mais de três anos transcorreram e, outra vez, Satanás empregou a mesma conjunção. Jesus sofria a agonia da cruz. Uma turba inflamada por vis paixões, açulada pelas forças do inferno, vociferava: "Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz." (S. Mateus 27:42). Jesus podia demonstrar o Seu poder descendo, acompanhado por uma legião de anjos. Mas, se o fizesse, nenhuma esperança restaria para a raça caída.
Transcorreram os séculos e Satanás ainda se vale da mesma conjunção 'se', como parte da sua estratégia enganadora. Quantas vezes ele sussurra: "Se a Bíblia fosse confiável..." "Se Deus fosse justo, o inocente não sofreria..." E assim, com astúcia e dolo, insinua a dúvida e a incerteza.
Em contraste, entretanto, com este uso negativo do 'se', as Escrituras Sagradas apresentam inúmeros exemplos onde a mesma conjunção é usada em forma positiva:
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar." 1 S. João 1:9.
"Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê." S. Marcos 9:23.
"Se tiverdes fé como um grão de mostarda... nada vos será impossível." S. Mateus 17:20.
"Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus... serás salvo." Romanos 10:9.
Apoiados nestas gloriosas promessas, que se assentam na condição positiva da conjunção 'se', desfrutemos neste dia o gozo da paz e da alegria que Cristo nos oferece.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus