quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OLHOS PARA OS CEGOS

Em todas as minhas acções eu procurava ser justo; fiz da justiça a minha roupa de todo o dia. Eu servi de vista para os cegos e de perna para os aleijados. Job 29:14 e 15 (A Bíblia Viva)

Nos dias de Job, servir de olhos para o cego e de pés para o aleijado significava conduzir o cego pela mão e transportar o aleijado de um lugar para outro. Hoje, naturalmente, podemos por vezes realizar esses actos de misericórdia através dos transplantes de órgãos.
Stacy Geotze, de Orlando, Flórida, contou como um transplante de córnea alterou a sua vida de forma dramática.
Cinco anos antes, uma doença nos olhos tinha privado Stacy da visão. Estudante universitária com um futuro brilhante, o seu mundo tinha mergulhado nas trevas. Até àquele momento, não lhe tinha passado pela mente a ideia de fazer doacção dos olhos, mas agora a sua chance para ver novamente dependeria de receber olhos de alguém para um transplante de córnea.
Exactamente quando tudo parecia perdido, uma família que sofrera a dor da perda de um ser querido, ofereceu o órgão e mudou a vida de Stacy. "Hoje", escreveu Stacy, "trabalho no Banco de Olhos da Flórida, em Orlando. Ajudo a levar a outras pessoas como eu o dom de ver." E continua:
"Embora eu não tenha a possibilidade de conhecer o doador ou a família que tornou possível este milagre, todas as manhãs quando desperto e vejo o sol nascer, sorrio e penso neles. ... Muitos outros, entretanto, nunca poderão contemplar um lindo pôr do sol ou ver um arco-íris sem a generosidade de um doador de órgão."
Quando renovei a minha carteira de condução, apresentaram-me um formulário perguntando se eu doaria os meus órgãos para o benefício de alguém. Assinei, concordando. Não me sinto obrigado a insistir para que outras pessoas façam a mesma coisa, mas acho que é uma oportunidade maravilhosa de ajudar o próximo.
Existe ainda outra maneira de interpretar o nosso versículo. Por causa do pecado, as pessoas nascem espiritualmente cegas e nós, que temos visão espiritual, temos o oprivilégio de oferecer-lhes esperança. Se essa oportunidade lhe aparecer hoje, leve a uma alma a alegria da iluminação espiritual, através do seu testemunho.