domingo, 25 de novembro de 2012

JULGADOS PELA PALAVRA

Quem Me rejeita e não aceita a Minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que Eu tenho dito serão o seu juiz no último dia. João 12:48 (A Bíblia na Linguagem de Hoje)

Diz-se que quando dois turistas americanos olhavam um famoso quadro num dos grandes museus da Europa, um deles comentou com desprezo:
- Eu não daria um centavo por esta pintura.
Um guarda, que ouviu o comentário, dirigiu-se ao crítico, deu-lhe uma palmadinha no ombro e disse:
- Senhor, essas telas não estão a ser julgadas. O senhor é que está.
Há críticos que gostam de colocar a Bíblia em julgamento. Quando eu trabalhava como colportor em São Francisco para pagar a faculdade, um senhor idoso começou a conversar comigo num autocarro. Ele queria saber o que eu fazia para me sustentar. Contei-lhe que vendia Bíblias e outros livros religiosos. Nunca me esquecerei da reacção dele: "A Bíblia é um dos livros mais imundos." Talvez eu devesse ter desafiado aquele senhor a explicar a sua declaração, mas não o fiz. Encerrei simplesmente a conversa ali mesmo.
Há pessoas que parecem ter satisfação em depreciar a Bíblia. Algumas delas até dizem ser cristãs. Essas pessoas aparentemente estudam a Bíblia, não para obter compreensão espiritual, mas para exibir perspicácia intelectual. A Bíblia descreve-as como pessoas que ultrapassam o que está escrito (ver 1 Coríntios 4:6). Presumem estar encarregadas de julgar a Palavra de Deus. O que não percebem é que um dia essa mesma Palavra as julgará.
A Palavra as julgará? Como pode ser isso? Veja:
Os estudiosos da mente dizem que tudo aquilo de que nos tornamos conscientes fica armazenado na memória e precisa apenas do devido estímulo para ser reavivado. O Espírito Santo está ao lado de todo o estudante das Escrituras, seja ele um sincero inquiridor da verdade ou um sofista, e produz-lhe convicção na consciência. Essas convicções, armazenadas na memória, levantar-se-ão no último dia para condenar o zombador e louvar o sincero pesquisador da verdade.
Quão importante é, então, que obedeçamos às convicções que o Espírito Santo produz na nossa mente ao estudarmos a Bíblia! Lembre-se de que essas convicções estarão sempre em harmonia com a Palavra de Deus.