quinta-feira, 15 de novembro de 2012

JÁ FOI DECANTADO?

Despreocupado esteve Moabe desde a sua mocidade, e tem repousado nas fezes do seu vinho; não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso conservou o seu sabor, e o seu aroma não se alterou. Jeremias 48:11

Desde tempos imemoriais, os vinhateiros têm procurado melhorar o aroma dos vinhos através da decantação - despejando-os de um recipiente para outro a fim de descartar a borra ou o sedimento. Diz-se que, se não são removidos, esses resíduos dão mau gosto ao vinho. Assim acontece na vida espiritual. Deus permite que sejamos decantados, não para prejudicar-nos, mas para aperfeiçoar o nosso carácter.
Quando a nossa família morou nas Ilhas dos Açores, observei o método que os fabricantes locais de vinho usavam para melhorar o "vinho de cheiro". Enchiam barris com vinho novo e prendiam-nos com correntes ao 'chassi' de carroças. Andando esses veículos aos solavancos pelas ruas de paralelepípedo, supunha-se que a agitação do álcool dentro dos barris melhorava o sabor da bebida. Depois, o conteúdo era decantado.
Como nunca provei o produto, não posso garantir nenhuma melhoria no sabor, mas confirmo que o seu aroma podia ser percebido a uma distância razoável...
O nosso versículo apresenta o pensamento de que os moabitas, não tendo nunca aprendido a dependência de Deus por não terem sido perturbados, não exalavam uma fragrância que Lhe fosse agradável.
As experiências comprovativas, em si mesmas, não nos tornam aceitáveis a Deus. Tudo depende de como nos relacionamos com elas. A Bíblia Viva, na sua paráfrase de Hebreus 12:11, diz: "Não é nada agradável ser castigado, na hora em que está a acontecer - dói mesmo! Mas depois podemos ver o resultado: um crescimento tranquilo, em virtude e carácter."
Já quis saber a razão por que está a ser sacudido e decantado por provas sobre as quais não tem nenhum controlo? Nada há de incomum ou "estranho" quanto a isso (ver 1 Pedro 4:12). Mas a questão é: Como se relaciona com essas adversidades? Elas podem ensinar-lhe a mais completa dependência de Deus, se as encarar sob uma luz positiva.