terça-feira, 6 de novembro de 2012

ADVOGADO DE DEFESA

Estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1

Uma noite destas telefonei ao Steve, o nosso segundo filho, que é advogado no Norte da Califórnia. Durante a nossa conversa, perguntei com que tipo de processos ele andava a trabalhar ultimamente. Contou que tinha estado a defender um réu envolvido na venda de um carro, mas que agora ele tinha decidido ser o seu próprio advogado. Steve concluiu com o velho adágio: "Aquele que age como seu próprio advogado, tem um insensato como cliente." É melhor encarregar outra pessoa de defender o nosso caso, em lugar de tentar defendê-lo nós mesmos.
Uma das mais emocionantes defesas de toda a história foi a que Judá fez para livrar Benjamim. Recorda-se que Judá tinha sido o instigador da conspiração para vender José como escravo, mas nos anos subsequentes ele convertera-se. Agora, diante de José, a quem ele não reconhece, implora para que Benjamim possa voltar ao seu pai idoso (ver Génesis 37-45).
No climax do seu discurso, Judá diz: "Teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se eu o não tornar a trazer-te, serei culpado para com meu pai todos os dias. Agora, pois, fique teu servo em lugar do moço por servo de meu senhor, e o moço que suba com seus irmãos. Porque como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? Para que não veja eu o mal que a meu pai sobrevirá." Génesis 44:32-34.
Foi uma grande mudança em Judá! Uma grande 'mudança' em José, por causa da defesa de Judá! "José não podia mais aguentar tudo aquilo." Génesis 45:1 (A Bíblia Viva). Enquanto testava os seus irmãos, José parecia severo. Mas depois de eles terem passado no teste, José revelou abertamente o amor pelos seus irmãos - um amor que ele tinha mantido aquele tempo todo.
O Pai, diante de quem o nosso Advogado (Jesus) defende os nossos casos, pode parecer severo, assim como José. A justiça precisa de ser executada, mas temos a certeza de que o próprio Pai nos ama (ver João 16:27). Assim, concluído o último julgamento, tendo satisfeito as exigências da justiça perante o Universo, Deus revela abertamente o Seu amor por aqueles que passaram no teste. (Ver Apocalipse 20:11 a 21:5).