domingo, 4 de novembro de 2012

A RECOMPENSA DO TRABALHO NOS BASTIDORES

Haverá uma parte igual para os de cada grupo - uma parte para os que foram à batalha, e outra para os que tomaram conta do equipamento. 1 Samuel 30:24 (A Bíblia Viva)

Um livro que fala das condições de trabalho nos estaleiros britânicos menciona duas de ar comprimido ouvem-se de cada nova embarcação que está a ser fabricada. Os pegadores, cujas tenazes agarram os parafusos de aço aquecido ao rubro e os deixam prontos para o uso dos cravadores, fazem um trabalho menos emocionante e aclamado.
Os dois tipos de operários são semelhantes aos cristãos que labutam na causa do Senhor. Alguns, como os cravadores, parecem trabalhar à luz dos reflectores e recebem toda a glória. Outros, como os pegadores, não fazem nenhum alarde mas são absolutamente essenciais para a realização do trabalho, embora recebam pouco ou nenhum crédito.
Na parábola dos trabalhadores, os operários que foram contratados de manhã concordam em trabalhar na vinha por um denário - o pagamento normal de um dia de trabalho. Os que foram contratados maisclasses de operários; uma é conhecida como os "cravadores" e a outra como os "pegadores". Sabemos quem são os cravadores. Os golpes ensurdecedores dos seus martelos tarde, inclusive os da undécima hora, receberam a garantia de que obteriam um pagamento justo. No fim do dia, quando o proprietário efectuou o pagamento dos trabalhadores e deu aos que chegaram por último a mesma quantia dada aos que tinham trabalhado o dia todo, aqueles que tinham trabalhado mais tempo reclamaram que deveriam ter recebido mais.
Esta parábola, explicou Jesus, representa o reino dos Céus. Não devemos supor que no dia em que for dada a recompensa, aqueles que trabalharam mais se queixarão de que a vida eterna não é suficiente e de que deviam receber mais "pagamento". A questão é que todos os salvos receberão a mesma recompensa - a vida eterna.
Suponho que alguém insatisfeito com essa recompensa não estaria vivo para a receber. Todos nós, tenho a certeza, ficaremos felizes somente com o facto de termos sido salvos para a eternidade. Se alguns nesta vida receberam mais crédito que outros, o que é isso em comparação com o "eterno peso de glória" que será o prémio dos fiéis? (Ver 2 Coríntios 4:17).