quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A BEBIDA QUE DEUS APROVA

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito. Efésios 5:18

Vários irmãos da minha mãe trabalhavam na construção civil no fim da adolescência. Como o trabalho da construção passava por uma fase difícil no Estado da Virgínia Ocidental, onde moravam, eles costumavam trabalhar em Estados vizinhos durante a semana e voltar para casa de comboio para o fim-de-semana. Numa Sexta-feira à tarde, enquanto viajavam para casa, viram um jovem entrar no comboio, aparentemente um pouco embriagado. Os olhos dele estavam vermelhos e ele balançava bastante com o movimento do comboio. Sentou-se do outro lado do corredor, perto de onde estavam os meus tios.
Os irmãos resolveram divertir-se um pouco. Fizeram comentários jocosos acerca de bêbados e depois riram ruidosamente. Aquele jovem ignorou-os, mas alguns passageiros ficaram visivelmente desgostosos.
Várias estações depois, entrou outro passageiro no comboio e sentou-se ao lado daquele rapaz. Começaram a conversar. Durante o diálogo, os meus tios conseguiram ouvir o rapaz dizer que acabara de sepultar a sua esposa. As brincadeiras pararam.
Teriam os rapazes pedido desculpa? Não sei, mas pelo menos contaram a história que não lhes era favorável, e aparentemente lamentaram o que tinham feito.
O aspecto irónico da história é que vários daqueles irmãos morreram como alcoólatras. Tinham a certeza de poder dominar a bebida, e não havia quem os convencesse do contrário. Mas, como diz um provérbio japonês: "Primeiro o homem bebe um gole; depois o gole bebe um gole; depois o gole bebe um homem."
Alguns cristãos tomam bebidas alcoólicas e justificam a sua prática alegando que nos tempos bíblicos era permitido beber vinho. Talvez a melhor resposta a esse argumento seja que "não levou Deus em conta os tempos da ignorância" (Actos 17:30), assim como Ele não levou em conta a prática da escravatura. Mas agora, hoje, perante as sobejas evidências de que até mesmo uma quantidade moderada de álcool prejudica as células do corpo humano, o acto de beber bebidas alcoólicas com certeza não é sábio (ver Provérbios 20:1).
Sem dúvida, o consumo de bebidas alcoólicas pode causar a ruína. O mesmo não acontece com a 'bebida' que o nosso versículo para meditação recomenda. Aqueles que "se levantam pela manhã" (Isaías 5:11) e bebem abundantemente desse "vinho", são fortalecidos para resistir ao mal.