segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SINCERO INTERESSE PELAS ALMAS

Só Deus sabe como é profundo o meu amor e a saudade que tenho de vocês - com a ternura de Jesus Cristo. Filipenses 1:8 (A Bíblia Viva)

No nosso versículo, Paulo declara que ele nutria tanto amor pelas almas dos crentes filipenses como Jesus. Nós, cristãos, precisamos de possuir mais desse tipo de amor pelas pessoas.
Certa ocasião, no tempo da Sociedade de Amigos, um membro da seita dos quacres cavalgava por um urzal quando ouviu o som de passos de cavalo atrás de si. Rapidamente, um salteador alcançou-o e, apontando-lhe a pistola, exigiu:
- O dinheiro ou a vida!
Sem hesitar, o quacre puxou a sua carteira e entregou-a ao homem.
- O senhor tem um belo cavalo - observou o ladrão. A seguir ordenou:
- ­Desça! Vou levá-lo.
Calmamente, sem uma palavra de protesto, o quacre desmontou e o ladrão trocou de cavalo. Enquanto o salteador se virava para se ir embora, o quacre colocou-se na frente dele e, segurando as rédeas, começou a falar.
- Como é que pode - observou ele com terna sinceridade - um homem criado à imagem de Deus, ser feliz vivendo uma vida de crime e violência? Arrependa-se, meu amigo, antes que seja tarde demais!
O assaltante tirou a pistola e, apontando-a para a cabeça do quacre, rosnou:
- Como se atreve a pregar-me um sermão, seu... Mais uma palavra, e vou abatê-Io aqui mesmo.
O quacre nem pestanejou.
- Amigo - disse ele a sorrir - eu sei muito bem que poderia matar-me. Eu não arriscaria a vida para salvar a minha carteira ou o meu cavalo, mas alegremente a entregaria se pudesse salvar a sua da condenação eterna!
Sem uma palavra, o assaltante colocou novamente a pistola no coldre, saltou do cavalo do quacre e devolveu-o, juntamente com a carteira. Depois, montando no seu próprio cavalo, foi-se embora dizendo:
- Se a sua preocupação pela minha alma é tanta, não vou levar nada.
Embora sem ter a certeza, podemos esperar que a mudança de ideias do assaltante tenha produzido também uma mudança no coração.
Mas uma certeza podemos ter: se demonstrássemos tanto interesse por uma alma como aquele quacre, veríamos muito mais milagres da graça hoje em dia.