sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ONDE NOS ENCONTRARÁ O SENHOR?

Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nos buracos da terra, ante o terror do Senhor... quando Ele Se levantar para espantar a terra. Isaías 2:19

Passei o meu ano de calouro do segundo grau num pequeno internato cristão nas colinas ocidentais do Estado da Carolina do Norte. Um colega contou-me certo dia que na montanha atrás da escola havia uma caverna, onde um desertor do exército confederado se escondera durante a Guerra Civil. O meu amigo deu-me as indicações para encontrar o local. Um dia subi sozinho e realmente encontrei a caverna.
Imaginei que fosse uma caverna ampla, clara, confortável, com abundante suprimento de água. Não era. Tinha pouca altura; mal dava para se ficar em pé lá dentro, e era desoladoramente escura. Mas havia evidências de ter sido habitação humana. Como, perguntei-me perplexo, conseguiu aquele homem sobreviver em condições tão primitivas? Mais tarde fiquei a saber que havia uma fonte natural não muito distante da caverna. À noite, o homem percorria sorrateiramente as terras das redondezas para procurar alimento e outras coisas necessárias.
Além desse soldado sem nome, houve outros que desertaram durante a Guerra Civil. Dois homens esconderam-se num vale da mesma região - e não souberam que a guerra tinha acabado senão uns dois anos depois de terem cessado as hostilidades.
A Bíblia diz que, quando Cristo vier a Segunda vez, haverá duas classes de pessoas: aquelas que se esconderão nas covas e cavernas da terra por não estarem preparadas para O encontrar, e aquelas que olharão para cima e dirão com alegria: "Eis que Este é o nosso Deus, em Quem esperávamos, e Ele nos salvará; Este é o Senhor a quem aguardávamos: na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos." Isaías 25:9.
A maneira como vivemos hoje determinará em que grupo nos encontraremos amanhã. Poderemos estar entre os que se esconderão "nas cavernas e nos penhascos" e clamarão "aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face d'Aquele que Se assenta no trono, e da ira do Cordeiro". Apocalipse 6:15 e 16. Ou poderemos estar entre os que encontrarão O Senhor em paz. A escolha é nossa.