segunda-feira, 8 de outubro de 2012

IDENTIFICADOS COM A VERDADE

Ele (Satanás) enganará completamente aqueles que estão a caminho do inferno porque eles disseram "não" à Verdade; recusaram-se a crer nela e a amá-la, e a deixar que ela os salvasse, portanto, Deus permitirá que eles creiam de todo o coração nestas mentiras. 2 Tessalonicenses 2:10 e 11 (A Bíblia Viva)

Em 1608, John Robinson, conhecido como o "pastor dos Pais Peregrinos", deixou a Inglaterra por causa do seu amor à verdade. Um ano depois, ele e cerca de 100 seguidores mudaram-se para a cidade de Leiden, na Holanda, onde o seu ministério cresceu e a congregação aumentou para umas 300 pessoas. Falando a respeito desse grupo de cristãos, William Bradford, governador e historiador da colónia de Plymouth, descreveu-os como sendo possuidores de tal "piedade genuína, humilde zelo e amor fervente para com Deus (a ponto de se aproximarem mais do que qualquer outro grupo) ... do padrão das primeiras igrejas (cristãs)".
Pouco tempo antes do dia 16 de Setembro de 1620, quando o navio Mayflower zarpou na direcção do Novo Mundo com 100 passageiros (35 dos quais eram membros da sua congregação), Robinson pronunciou estas palavras memoráveis:
"Insisto convosco diante de Deus para que não me sigam de um modo diferente daquele pelo qual me têm visto seguir ao Senhor Jesus Cristo. Se Deus vos revelar qualquer coisa por meio de outro instrumento Seu, preparem-se para a receber como receberam as verdades por meio do meu ministério, pois estou persuadido de que o Senhor tem ainda muito mais verdades a revelar na Sua Santa Palavra."
Essas palavras são corajosas. Frequentemente, os líderes religiosos proíbem que os seus seguidores aceitem qualquer coisa que esteja além daquilo que eles ensinam. Mas a verdade revelada não é estática; é progressiva. Pela mesma razão, as novas verdades não anulam as antigas, mas confirmam-nas. James Russel Lowel, poeta americano, fala da verdade progressiva no poema "A Crise", no qual elogia as pessoas que se identificam com a verdade.
Como podemos evitar, por um lado, dizer Não a uma nova verdade, enquanto ao mesmo tempo evitamos ser "levados ao redor por todo o vento de doutrina"? Efésios 4:14. Há um modo somente. Devemos aproximar-nos dessa Palavra que é "verdade desde o princípio" (Salmo 119:160) com um coração humilde e disposto a aprender, e orar sinceramente para que o Espírito da verdade nos guie a toda a verdade (ver João 16:13).