terça-feira, 9 de outubro de 2012

DEUS DESEJA OBEDIÊNCIA IMEDIATA

Os estrangeiros se me sujeitaram; ouvindo a Minha voz, Me obedeceram. 2 Samuel 22:45

Jenny, uma jovem norueguesa na faixa dos 20 anos de idade, trabalhava como cabeleireira na cidade de Nova Iorque na década de 70. Vivia com um homem casado, num apartamento próximo do salão de beleza onde trabalhava. No mesmo prédio de apartamentos morava uma jovem brasileira, cristã, chamada Maria do Carmo. Maria do Carmo fez amizade com Jenny e começou a partilhar a sua fé com ela. Não demorou muito para que Jenny aceitasse Jesus como Salvador.
Certo dia, Maria do Carmo disse a Jenny que não era correcto viver com um homem casado. Até àquele momento, Jenny nunca tinha pensado na possibilidade de estar a fazer algo errado, mas quando o Espírito Santo a convenceu de que o que ela estava a fazer era errado, acabou com o relacionamento imediatamente. A separação foi dolorosa, mas ela estava decidida a servir a Deus de todo o coração, custasse o que custasse.
Não muito tempo depois de ela ter terminado o seu romance ilícito, conheci Jenny num retiro de fim-de-semana, onde fui um dos pregadores. Durante as minhas horas de folga, estudei a Bíblia com ela e respondi às suas perguntas. Poucas vezes encontrei uma pessoa tão decidida a abandonar o pecado imediatamente como a Jenny. Mais tarde, fiquei a saber que ela voltara para a Noruega e, apesar da oposição dos seus familiares, ela tinha-se tornado obreira bíblica.
Vi Jenny pela última vez na Inglaterra, em 1982. Ela contou-me, durante a breve conversa que tivemos, que estava com cancro e tinha pouco tempo de vida. Não muito tempo depois disso, soube que falecera, fiel ao seu Senhor até ao fim.
O Espírito Santo convence do pecado (ver João 16:8). Mas poucos agem tão rapidamente como Jenny. A convicção leva ao arrependimento, e o arrependimento significa tristeza pelo pecado. Mas significa mais do que entristecer-se por causa do pecado. Quer dizer também abandoná-lo. Embora muitos sintam tristeza pelo pecado (especialmente quando são apanhados em flagrante), quantos se entristecem o suficiente para deixá-lo assim que sentem a convicção?
O Senhor "é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça". 2 Pedro 3:9. Graças por isso! Mas Ele ficaria mais contente ainda se abandonássemos o pecado logo que o Espírito Santo nos convence, em vez de ficarmos a abusar da Sua misericórdia.