quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4:12

Talvez nem sempre percebamos o facto, mas existem tremendas reservas de energia ao nosso redor. Por exemplo, calcula-se que um relâmpago médio liberta cerca de um bilião de watts de energia em cada descarga. Em anos recentes, os cientistas começaram a entender como ocorre essa libertação.
As cargas eléctricas começam a avolumar-se nas nuvens do tipo cúmulos-nimbos quando o ar quente e húmido entra em contacto com ar frio e seco. Essa interacção produz um desequilíbrio das cargas eléctricas. A parte inferior do cúmulo de trovoada torna-se carregada positivamente, ao passo que a terra tem carga negativa. À medida que as cargas se acumulam e se atraem, correntes de electrons disparam da terra na direcção da nuvem e depois recuam, mas em cada avanço chegam um pouco mais perto da nuvem. Quando chega o ponto em que é vencida a resistência do ar, uma enorme carga de electricidade salta pela 'trilha' assim preparada, e nós vemo-la como a cintilação do relâmpago.
Os cientistas calcularam que a terra é atingida por raios cerca de 16 milhões de vezes por ano, aproximadamente uma vez em cada dois segundos. A maior concentração dessas poderosas descargas ocorre na Indonésia, onde as tempestades eléctricas acontecem em 222 dos 365 dias do ano
Deus é uma fonte infinitamente maior de energia do que qualquer relâmpago, mas durante a maior parte do tempo nem sequer temos consciência desse poder. "Os céus por Sua palavra se fizeram, e pelo sopro de Sua boca o exército deles. ... Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir." Salmo 33:6 e 9. Mas não só a palavra falada de Deus contém energia; a Sua palavra escrita é igualmente poderosa.
Assim como a nuvem tem um papel a desempenhar na libertação de energia eléctrica, assim também nós temos um papel no que se refere a experimentar o poder espiritual reservado na Palavra de Deus. Quando examinamos essa Palavra e procuramos Deus "a tactear" (Actos 17:27), o Seu poder transformador terá de manifestar-se na nossa vida.