segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A CIDADE COM FUNDAMENTOS

Abraão peregrinou na terra da promessa... habitando em tendas porque aguardava a cidade, que tem fundamentos, da qual Deus é o arquitecto e edificador. Hebreus 11:8-10

Os editores de mapas dos Estados Unidos pesquisaram as condições de vida em todas as grandes cidades daquele país e chegaram à conclusão de que a cidade de Yuba, na Califórnia, tinha as piores condições. Por outro lado, Pittsburgh, na Pensilvânia, foi colocada como a melhor. Compreensivelmente, os habitantes de Yuba não ficaram felizes ao tomar conhecimento da pesquisa, e isso justifica-se.
Não há muito tempo li que as cidades do mundo todo estão a deteriorar-se rapidamente no aspecto físico. Em Nova Iorque, por exemplo, os canos que levam a água para a cidade estão num estado tão lamentável que, se eles se romperem, a cidade enfrentará uma catástrofe de grandes proporções. Substitui-los seria tão dispendioso, que essa solução foi posta de lado como virtualmente inviável.
Mas as cidades não estão a enfrentar apenas a deterioração física. Estão a declinar moralmente e espiritualmente também - e por infelicidade essa deterioração infecta as cidades pequenas do mesmo modo. Segundo uma pesquisa divina, feita nas grandes cidades da Terra há muitos anos, nenhuma delas é um lugar ideal para se viver - e o conselho é sair delas do modo mais rápido e prudente possível. (Ver o livrinho Vida no Campo, de Ellen G. White.)
Repare nestas palavras de conselho e advertência: "As nossas cidades estão a tornar-se cada vez mais ímpias, e cada vez mais se torna evidente que os que desnecessariamente permanecem nelas, fazem-no pondo em perigo a salvação da sua alma." - Vida no Campo, pág. 14.
A cidade na qual Abraão esperava morar tinha fundamentos. Isto é entendido como referência à Nova Jerusalém (ver Apocalipse 21). A Palavra de Deus assegura-nos que "nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas só os inscritos no livro da vida do Cordeiro". Apocalipse 21:27.
Que prazer será viver naquela cidade! A nossa peregrinação aqui na Terra é o preparo para nos tornarmos habitantes daquela grande metrópole.