sábado, 29 de setembro de 2012

TRANSFORMADO POR UM HINO

Lembro as canções alegres que eu cantava à noite. Penso muito, examinando o meu espírito. Será que o Senhor me abandonou para sempre? Salmo 77:6 e 7 (A Bíblia Viva)

Um cântico pode exercer efeito poderoso sobre a vida espiritual de uma pessoa. Um exemplo disso aconteceu certa noite, há muitos anos, em Macau, território português enclavado na costa sudeste da China. O Coronel Russel H. Conewll, um turista americano que visitava a colónia, caminhava pelos famosos casinos do lugar. Parou ao passar por uma mesa na qual jogavam dois conterrâneos seus. Quando o mais velho dos dois homens ia distribuir as cartas do baralho, o mais jovem começou a cantarolar distraidamente a melodia do conhecido hino Tão Grato me é Lembrar.
De repente, o mais velho parou e perguntou:
- Harry, onde foi que aprendeste esse hino?
- Na escola dominical- respondeu o mais jovem.
Largando o baralho sobre a mesa, o jogador de mais idade exclamou:
- Joguei pela última vez!
Aquele homem tinha ganho 100 dólares no jogo com Harry. Tirando as notas da sua carteira, empurrou-as para o outro jogador e disse:
- Toma, Harry. Foi o que ganhei no jogo. Usa bem esse dinheiro e eu faço o mesmo com o meu. Lamento ter-te desencaminhado.
O coronel, que mais tarde se tornou num Pastor bem conhecido em Filadélfia ficou tão impressionado com a repentina mudança produzida pelo hino, que manteve contacto com os dois homens durante anos, e relatou que a reforma pela qual passaram naquela noite foi permanente.
Não há muito tempo, um líder da igreja foi convidado a falar para uma congregação de uma das ilhas do Pacífico Sul. A pregação foi precedida por um serviço de cânticos que consistia principalmente no chamado rock gospel. Quando ele se levantou para falar, não proferiu nenhuma censura sobre aquele tipo de música, mas começou simplesmente a cantar um antigo hino evangélico, com a sua voz cheia, de barítono. Ninguém ficou sem perceber a sua mensagem, e o efeito sobre o auditório foi visível.
A música tem um tremendo poder para o bem - ou para o mal. Ela pode tocar o coração humano, mais do que qualquer outra coisa. Graças a Deus pelos cânticos que transformam vidas permanentemente, para melhor!