sábado, 15 de setembro de 2012

PREOCUPAÇAO COM O POVO ESCOLHIDO

Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus. 1 Coríntios 9:20

Embora Paulo fosse judeu, ficou conhecido como o apóstolo dos gentios porque levou a história da salvação aos não-judeus do mundo mediterrâneo. Mesmo assim, não se esqueceu do seu próprio povo. Preocupava-se com os seus irmãos judeus. Veja como ele exclama, angustiado, em Romanos 9:1-3: "Israel, meu povo! Meus irmãos judeus! Como anseio que vocês vão a Cristo! O meu coração está abatido dentro de mim, e eu me entristeço amargamente dia e noite por causa de vocês. Cristo sabe - e também o Espírito Santo - que não é mera pretensão minha quando digo que estaria pronto a ser condenado eternamente, se isso pudesse salvá-los." (A Bíblia Viva)
Moisés sentiu a mesma coisa, porque depois dos israelitas terem adorado o bezerro de ouro, ele disse: "O povo cometeu grande pecado! Fez deuses de ouro! Mas agora Lhe imploro que perdoe esse pecado. Se não, eu peço que me risque do livro que escreveu." Êxodo 32:32 (A Bíblia Viva). Que preocupação tinham estes homens pelo seu povo!
Richard Wurmbrand, autor do livro Tortured for Christ (Torturado por Causa de Cristo), embora judeu de nascimento, foi um ateu assumido antes de tornar-se cristão. Sem que ele soubesse, um carpinteiro cristão que morava nas montanhas dos Cárpatos, na Roménia, começou a orar para que Deus o ajudasse a conquistar um judeu para Cristo antes de morrer.
Certo dia, o carpinteiro foi irresistivelmente atraído para a vila onde Wurmbrand morava. Quando soube que Wurmbrand era judeu, fez amizade com ele. Mas fez mais do que isso. Passou horas em oração silenciosa, procurando maneiras de conduzir Wurmbrand a Cristo. À medida que o Espírito Santo trabalhava através do carpinteiro, despertava-se o interesse de Wurmbrand. O carpinteiro deu-lhe uma Bíblia. A convicção levou à conversão, e aquele que outrora fora ateu, tornou-se um seguidor do humilde Nazareno. Tempos depois, Wurmbrand foi instrumento para a conquista de muitos outros para Cristo.
Talvez tenha algum vizinho judeu que não conhece Yeshua como o Messias de Deus. Porque não fazer amizade com essa pessoa e pedir ao Senhor que lhe conceda não só preocupação por ela, mas também maneiras de conquistar a sua alma para Jesus?