segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MÃO AJUDADORA

Ora, nós que somos fortes, devemos suportar as debilidade dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos. Romanos 15:1

Um amigo meu passou por uma cirurgia na sua mão esquerda, para corrigir uma deformação conhecida como Contratura de Dupuytren. A cirurgia prejudicou a circulação do sangue naquela mão. Como resultado, ele descobriu que, quando tempo arrefecia, a sua mão direita parecia procurar automaticamente a esquerda para a aquecer.
É desse tipo de cooperação a nível espiritual que Paulo está a falar no nosso texto. Em várias das suas epístolas, o apóstolo compara a igreja de Cristo a um corpo, e as suas várias partes a membros da igreja (ver Romanos 12:4-6; 1 Coríntios 12:13-27 e Efésios 4:11-13). Aplicando a experiência do meu amigo à analogia de Paulo, descobrimos que, se observarmos que o amor de um membro começa a arrefecer (Mateus 24:12), nós que somos espiritualmente saudáveis faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para 'o aquecer'. Porquê? Porque o cálido amor de Deus "é derramado nos nossos corações" (Romanos 5:5) e gostamos de partilhá-lo com outros.
O problema é que, com muita frequência, em vez de ajudar no processo de cura de um irmão, espiritualmente doente, os membros do corpo de Cristo aumentam o seu sofrimento (ver Mateus 24:49). Em vez de animar, desencorajamos. Será que isso faz sentido?
"Coerência, tu és jóia rara... ", dizia o poeta.
No Salmo 133:1, David exclama: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" É assim que Deus deseja que os Seus filhos vivam. Em vez nos ferirmos uns aos outros, Ele deseja que nos ajudemos mutuamente.
Que "espectáculo" os crentes seriam para o mundo (no grego, cosmos, o Universo) e para anjos e homens (1 Coríntios 4:9), se um ministério abnegado e amável caracterizasse as acções de todos os membros do corpo de Cristo!
João 17 regista a oração em que Jesus expressa o pensamento de que a unidade entre os Seus seguidores é a prova e o coroamento do Seu reinado messiânico. Você e eu podemos ser a resposta à oração de Jesus, se ajudarmos os nossos irmãos em vez de os ferirmos.