sábado, 8 de setembro de 2012

FALTA DE GRATIDÃO

Fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois Ele é benigno até para com os ingratos e maus. Lucas 6:35

No dia 8 de Setembro de 1860, uma terrível tempestade abateu-se sobre o Lago Michigan e ameaçou afundar o navio de passageiros Lady Elgin. Na praia, observando o desenrolar da tragédia, estava um grupo de estudantes do Instituto Bíblico Garrett, que ficava perto. Quando o navio começou a partir-se, um dos estudantes, Edward W. Spencer, viu uma senhora agarrada a um dos destroços. Sem conseguir ficar apenas a observar o naufrágio, Spencer tirou o casaco, atirou-se à água agitada, nadou até ao navio e levou aquela senhora em segurança para a praia.
Spencer nadou repetidas vezes e carregou náufragos de volta, até que as suas forças falharam e ele desmaiou na praia, exausto. Como resultado dos seus esforços, 17 vidas foram salvas, mas o acto heróico quase lhe custou a vida. Ele nunca recuperou totalmente a saúde.
Após a sua morte, alguns anos mais tarde, alguém escreveu à sua esposa perguntando se era verdade que nenhum dos náufragos salvos tinha agradecido o heroísmo do seu marido. Aqui está a resposta dela: "A afirmação é verdadeira. Spencer nunca recebeu nenhum agradecimento das pessoas que ele conseguiu salvar, e nenhum reconhecimento por parte de qualquer uma delas." A seguir, num admirável espírito de magnanimidade, ela colocou a culpa da aparente ausência de gratidão na confusão geral reinante e na exaustão, tanto dos resgatados como do resgatador.
Ela terminou a carta com estas palavras: "O meu marido manteve sempre esse ponto de vista acerca daquele episódio; nunca manifestou qualquer ressentimento, e tenho a certeza de que nunca o sentiu. Fez o melhor que pôde, sem esperar recompensa ou apreço."
Mesmo assim, achamos que, depois de passada a confusão e exaustão, pelo menos uma daquelas pessoas salvas poderia ter procurado Spencer para lhe agradecer o abnegado acto. Essa experiência faz-nos lembrar os dez leprosos que Jesus curou. Naquele episódio, apenas um voltou para agradecer, e era um samaritano (ver Lucas 17:16).
Foi uma atitude admirável por parte do Sr. Spencer! O amor divino expressa-se de modo semelhante. Deus não exige expressões de gratidão, mas o agradecimento é uma resposta apropriada por parte de quem foi salvo do tempestuoso mar do pecado.