terça-feira, 25 de setembro de 2012

"EU ESCOLHI-VOS"

Não fostes vós que me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós. João 15:16

Wilfred Grenfell, famoso médico-missionário americano, conheceu uma jovem num navio, quando se dirigia ao seu campo de trabalho no exterior. Apaixonou-se por ela quase imediatamente, e dentro de muito pouco tempo declarou-lhe a sua intenção de casar com ela. Tomada de surpresa, a resposta da jovem foi:
- Mas como, se você nem sabe o meu nome? Rápido como um relâmpago, Grenfell respondeu: - Posso não saber o seu nome de solteira, mas sei qual vai ser o de casada. A jovem gostou da saída de Grenfell. Oportunamente, aceitou a proposta e o romance desabrochou num casamento feliz. Passaram muitos anos desafiadores no serviço de Deus.
Há tempos, li sobre um jovem que estudava num internato das Índias Ocidentais. Um dia, na fila para o almoço, ele expressou de modo inédito o interesse por uma colega. Passou-lhe um bilhetinho no qual tinha rabiscado as palavras do nosso texto. Ele também foi bem sucedido.
Mas nem sempre o resultado é esse. Afinal de contas, os seres humanos têm o direito de escolher; e quando se trata de romance e casamento, o homem propõe - mas a mulher dispõe!
Todos os seres moralmente responsáveis têm a faculdade de escolha. Quando nascemos de novo, escolhemos Cristo, mas na realidade estamos meramente confirmando uma escolha que foi Ele quem fez. Antes que escolhêssemos Cristo, Ele já nos tinha escolhido. Efésios 1:4 e 5 diz-nos que Deus fez essa escolha em Cristo "antes da fundação do mundo". A escolha inclui todos. "Deus não faz acepção de pessoas." Actos 10:34. Ele "deseja que todos os homens sejam salvos". 1 Timóteo 2:4.
Nem todas as pessoas, entretanto, serão salvas, porque podemos rejeitar a escolha que Deus fez. Ele poderia, logicamente, forçar-nos a aceitar a escolha d'Ele, mas nunca o fará porque deseja apenas o serviço de amor. Afinal, esse é o único tipo de serviço que vale a pena receber.
Hoje Deus convida-nos a confirmar a escolha que Ele fez a nosso respeito antes da fundação do mundo, quando nos escolheu como Seus filhos e filhas.