quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DAR A OUTRA FACE

Não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra. Mateus 5:39

Quando John Selwyn, conhecido missionário nas Ilhas dos Mares do Sul, frequentava a universidade, era conhecido pela sua destreza como boxeur. Anos mais tarde, enquanto trabalhava no Sul do Pacífico, sentiu ser seu dever censurar um dos ilhéus por um erro grave. O homem ficou furioso e socou o rosto de Selwyn com o punho cerrado. Selwyn poderia ter facilmente acabado com a valentia do agressor. Em vez disso, cruzou os braços e calmamente mostrou a outra face. Surpreso pela atitude do missionário, o nativo fugiu para o mato.
Anos mais tarde, aquele homem dirigiu-se ao sucessor de Selwyn e pediu para ser baptizado. Depois de verificar a genuidade daquela conversão, o missionário perguntou ao nativo como era que ele gostaria de ser conhecido como cristão. "John Selwyn!", respondeu o ilhéu. "Ele mostrou-me como Jesus é." Foi um lindo testemunho!
É possível que já tenha ouvido alguém dizer: "Em determinadas circunstâncias, consigo voltar a outra face; mas se alguém ameaçar a minha vida, ou a da minha mulher e filhos, vou mutilar o assaltante e, se necessário, matá-lo."
O problema com esta filosofia é que aquilo que decidirmos fazer antes de uma crise é provavelmente o que faremos quando a emergência surgir. Assim, se decidirmos confiar no braço de carne (Jeremias 17:5), é muito possível que façamos "as obras da carne" (Gálatas 5:19-21); mas se decidirmos obedecer ao conselho da Palavra de Deus, Ele promete que "proverá livramento" para nós (1 Coríntios 10:13).
Recentemente, falaram-me acerca de uma mãe e uma filha que passaram por uma experiência de risco de vida, que mostra como Deus pode actuar, quando permitimos que actue. Certa noite, as duas foram surpreendidas por um intruso que tencionava violar e matar. Ambas oraram silenciosamente por protecção e foram inspiradas a dizer ao homem que ele não poderia prejudicá-las a menos que Deus o permitisse. Embora tivesse ameaçado e vociferado, o homem não fez nada e finalmente deixou as duas muIheres sem as molestar.
Quando confiamos em Deus e obedecemos à Sua Palavra, Ele pode fazer em nosso favor aquilo que não faria se agarrássemos o problema com as nossas próprias mãos.