sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BRINCAR COM FOGO

Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Provérbios 6:27 e 28

Já ouviu falar de pessoas que andam sobre brasas e não se queimam? Talvez já tenha visto, como eu, filmes de hindus que caminham sobre brasas vivas, aparentemente negando o provérbio de Salomão. Não sei como o fazem; creio, no entanto, que de certa forma são ajudados pelo grande enganador.
Fred Hardin, um colega meu na Universidade de Potomac, assistiu a uma cerimónia dessas no Sri Lanka, a qual confirmou a observação de Salomão. Ele e um missionário de outra denominação viram alguns homens desses caminharem sobre brasas extremamente quentes, sem sofrerem nenhum estrago aparente nos seus pés. O companheiro de Hardin decidiu fazer uma tentativa semelhante.
Talvez tenha reclamado presunçosamente a promessa: "Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." Isaías 43:2, cf. Levítico 18:21. Tirou os sapatos e as meias, dirigiu-se ao terreno incandescente e, no instante seguinte, estava a sair aos pulos, com os pés gravemente queimados.
As metáforas de Salomão no nosso texto referem-se ao sexo ilícito. Sabemos disso porque no versículo 29 ele fala do homem que comete adultério com a "mulher do seu próximo".
Num dos países onde morei, no qual a prostituição imperava, um dos missionários achou que Deus o estava a chamar especialmente para falar do evangelho às mulheres da rua. Foi advertido quanto ao perigo de envolver-se, mas ignorou as palavras de cautela - e durante algum tempo obteve grande sucesso. De tempos em tempos, relatava à sua mulher as maravilhosas vitórias que estava a conseguir e falava das almas já resgatadas. Ela suplicava para que ele parasse com aquilo, mas foi em vão. Finalmente, o obreiro precisou de deixar o campo missionário por ter caído em tentação.
Salomão está certo, sim. Não se pode brincar com o fogo do qual ele fala, sem acabar por sofrer graves queimaduras. O melhor rumo a seguir é permanecermos afastados tanto quanto possível desse tipo de fogo "estranho".