sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A PÉROLA DE GRANDE PREÇO

O reino dos Céus é também semelhante a um homem que negoceia e procura boas pérolas; e tendo achado uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que possuía, e a comprou. Mateus 13:45 e 46

Há algum tempo, numa das ilhas do Sul das Filipinas, ocorreu a morte trágica de um pescador de pérolas. O filipino tinha apenas 18 anos de idade. Ele mergulhou no mar e, não se sabe como, uma ostra gigante fechou a concha sobre um dos pés do rapaz, que ali ficou preso até afogar-se. Quando o corpo dele e a ostra foram trazidos para a superfície, descobriu-se dentro da concha a maior pérola já encontrada.
Indubitavelmente, foi vendida por um preço fabuloso, mas o seu preço deve ter sido calculado em mais do que dinheiro. Custou a vida de um jovem!
A pérola de grande valor a que o nosso texto se refere, representa Cristo e o Seu reino. Para adquiri-la, devemos entregar a própria vida. Jesus expôs essa verdade assim: "Se você se agarra à sua vida, você a perderá; mas se a desprezar por Mim, você a salvará." Mateus 10:39 (A Bíblia Viva). Isto parece contraditório, mas na verdade não é. Jesus estava a usar "vida" em dois sentidos: 1º - esta vida terrena, com os seus prazeres, relacionamentos sociais e recompensas; 2º - a vida de felicidade futura, que não terá fim.
Numa outra ocasião, Jesus declarou: "E todo aquele que deixar o lar, irmãos, irmãs, o pai, a mãe, a esposa, os filhos, ou propriedades, para Me seguir, receberá cem vezes mais, e terá a vida eterna." Mateus 19:29 (A Bíblia Viva). Marcos, no seu evangelho, ensina que mesmo nesta vida há vantagens em renunciar a prazeres, relações sociais e recompensas do mundo por amor a Cristo e ao Seu reino - paz de espírito e novos e melhores amigos, por exemplo. Mas a maior recompensa será viver com Jesus para sempre (ver Marcos 10:28 e 29).
Esteja disposto a renunciar a tudo, até a esta vida terrena se necessário for, em troca da Pérola de Grande Preço. Vale a pena!