sexta-feira, 17 de agosto de 2012

UM TRABALHO INTERNO

Trocarei os seus corações desobedientes e rebeldes, duros como pedra, por corações de carne, cheios de amor por Mim. Assim vocês obedecerão às Minhas leis. Ezequiel 11:19 e 20 (A Bíblia Viva)

Alguns dos maiores e surpreendentes roubos têm sido aqueles em que os ladrões contam com a ajuda de alguém que trabalha dentro da instituição-alvo. Por exemplo, o funcionário de um banco.
A expressão 'trabalho interno' adquiriu uma conotação pejorativa (nos Estados Unidos) porque ficou associada a actividades criminosas. Mas hoje vamos considerá-la com um significado melhor. Vamos pensar nela como o trabalho que Deus pode efectuar dentro de nós quando permitimos que Ele exerça o controlo total da nossa vida.
Existe uma espécie de religiosidade que apresenta um exterior atraente, mas que não muda o ser interior. Jesus estava a falar desse tipo de religião quando Se dirigiu aos escribas e fariseus: "Vocês são como belos túmulos - cheios de ossos de homens mortos, de podridão e sujeira." Mateus 23:27 (A Bíblia Viva).
O apóstolo Paulo aludiu ao mesmo tipo de religião quando escreveu sobre homens que têm aparência de piedade mas negam o poder dela (ver 2 Timóteo 3:5). As pessoas que praticam esse tipo de religião não são mais do que instrumentos polidos de Satanás.
Quando eu era criança, gostava de ver a minha mãe fazer pão. Um dos ingredientes de que ela necessitava era o fermento. Fermento não é farinha, mas para que ele possa actuar, deve ser misturado à farinha. Só então pode fazer com que o pão cresça.
Assim como o fermento ou a levedura (ver Mateus 13:33), a graça divina é algo que vem de fora de nós. Deus precisa colocá-la no nosso interior para que actue; só então ela produzirá uma mudança permanente no nosso comportamento e nos transformará o carácter. Mas Deus não fará isso sem o nosso consentimento.
Está Deus a falar ao seu coração hoje? Permita que ele faça esse trabalho interno.