domingo, 19 de agosto de 2012

TEMOR NOCIVO

Eis que se acharam em grande temor, onde temor não havia. Salmo 53:5

Na revista Constellation, edição de Janeiro de 1949, foi publicada uma dramática narrativa relacionada com a morte de um lavador de vagões de uma empresa ferroviária. Por descuido ou negligência, o desventurado empregado ficou preso dentro de um vagão frigorífico. Depois de uma curta viagem de aproximadamente 30 quilómetros, foi encontrado morto. Mas, pouco antes de morrer, escreveu o seguinte bilhete, no qual retratou a sua terrível agonia: "O frio aumenta. Temo que ninguém virá em meu socorro. Estou congelando lentamente e os meus membros estão adormecendo. Sinto que já não terei mais forças para escrever." Quando foi feita uma autópsia, ficou constatado que o lavador de vagões não havia morrido de frio. Depois verificaram que o refrigerador não estava a funcionar.
A tragédia deste desventurado homem ilustra de forma objectiva a acção homicida do medo.
Não poderíamos sobreviver se não existisse em cada um de nós o chamado 'mecanismo do medo', que nos põe em estado de alerta diante de um perigo real. O homem teme a escuridão, que o levou a aprender a produzir fogo, descobrindo os segredos da electricidade. Teme as doenças, o sofrimento e a morte, e sentiu-se motivado para os grandes descobrimentos no campo da medicina - os remédios, a cirurgia e a anestesia.
Porém, o que a muitos causa espécie, não é esta manifestação construtiva do medo, mas sim o temor infundado, o medo neurótico. Há os que temem a velhice, a solidão, o fracasso, a insanidade, a obesidade, a rejeição, a morte, etc. Os que carregam ao longo dos anos o peso esmagador destes inquietantes temores, desconhecem o gozo que resulta da paz de espírito. Esta paz interior só é alcançada quando declaramos uma trégua e assinamos um armistício com o exército das nossas angústias e temores injustificados.
Para nós que vivemos numa era de insegurança e apreensões, a Bíblia apresenta uma consoladora mensagem: "Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres porque Eu sou o teu Deus; Eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a dextra da Minha justiça." Isaías 41:10.
A verdadeira fé no cuidado divino é suficiente para desvanecer os temores deste dia, pois pertence-nos a promessa: "Não temas...; Eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel." Isaías 41:14.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus