sábado, 18 de agosto de 2012

SE ALGUÉM TEM SEDE

No último dia, o grande dia de festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. João 7:37

O pior lugar do mundo para sentir sede é num deserto. Lembro-me de ter visto fotografias numa revista, mostrando dois casais que tinham ido fazer um piquenique no deserto, em algum ponto do Egipto e se tinham perdido. As primeiras fotografias mostravam os quatro desfrutando o lanche. As fotografias posteriores já revelavam que eles sofriam de sede. A última fotografia, aparentemente tirada pelo último sobrevivente mostrava os outros mortos. A máquina fotográfica e os corpos foram encontrados por uma equipa que os procurava.
Conta-se que antigamente, quando as caravanas de árabes ficavam com pouco suprimento de água, enviavam um cavaleiro adiante à procura de um oásis. Depois de algum tempo, mandavam um segundo cavaleiro atrás dele, e depois um terceiro. Assim que o primeiro homem encontrava água, gritava para aquele que o seguia: "Vem!" Este, por sua vez, gritava para o outro: "Vem!" e o último repetia o convite para a caravana. Assim encorajados, homens e animais prosseguiam na esperança de em breve matarem a sede.
A pior sede do mundo não é uma sede orgânica de água. É sede por aquela água que só Jesus pode dar. Muitos que padecem dessa sede sentem que está a faltar algo, mas não sabem o que é. Necessitam é da água da vida, que Cristo oferece.
Mas já percebeu que, no Seu apelo aos pecadores sedentos, Jesus fala a respeito de si e de mim? Imediatamente após o nosso versículo de hoje, Ele diz: "Rios de água viva correrão do íntimo de todo aquele que crer em Mim." João 7:38 (A Bíblia Viva). Esta expressão inclui-nos, não é verdade?
Como crentes, somos a noiva de Cristo (ver 2 Coríntios 11:2). É por nosso intermédio que Ele distribui a água da vida. Mas essa é uma obra que não podemos fazer sozinhos. É por isso que Apocalipse 22:17 diz: "O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida."