sexta-feira, 31 de agosto de 2012

POUPANDO A ALMA SENSÍVEL

Olhem para o Meu servo. Vejam o Meu escolhido. Ele é o Meu Amado, em quem a Minha alma se alegra. ...Ele não esmaga o fraco, nem apagará a menor esperança que houver. Mateus 12:18 e 20 (A Bíblia Viva)

Criar quatro filhos e fazer todo o trabalho doméstico é uma tarefa árdua. Acrescente a isso o tratar uma irmã inválida e um marido demasiado ocupado em ganhar o sustento para poder ajudar, e terá a receita para conseguir um espírito abatido. Assim era a vida de Phoebe Hinsdale Brown, uma jovem dona de casa. Contudo, apesar da sua ocupada rotina, Phoebe decidiu passar algum tempo a sós com Deus.
Não distante da sua casa, ficava a propriedade de uma abastada senhora, onde havia um jardim isolado. Ao entardecer, Phoebe gostava de dar uma escapadinha até ali para passar alguns momentos a meditar e a orar. Pensando que a proprietária não se importaria, Phoebe não pedia licença. Um dia, o jardineiro percebeu a sua presença e relatou o facto à patroa. Esta, desconfiada de más intenções, foi falar com a assustada mulher, exigindo que ela dissesse o que estava a fazer naquele lugar e insinuando que os 'penetras' não eram bem recebidos!
Porque era tímida e sensível, Phoebe sentiu-se esmagada, pois não tinha nenhuma intenção maldosa. Na tarde seguinte, escreveu um bilhete pedindo desculpa. O conteúdo do bilhete tomou a forma de um poema. Com o filho mais novo ao colo, Phoebe escreveu - "Desculpas pelas Minhas Divagações Vespertinas." Aqui estão as quadras do seu poema:
Gosto de no meu viver
A sós com Deus estar;
O meu trabalho assim deter,
E, em paz, humilde orar.

Eu gosto de estar a sós
A ouvir a voz da solidão;
E a minha voz eu ergo então,
Só Deus a pode ouvir.

Gosto de estar sem mais ninguém,
Pensar no Lar de além;
E pela fé então prever
O Céu e seu prazer.
Não sei qual foi a reacção da senhora rica ao bilhete, mas sei que o poema de Phoebe foi parar ao hinário Cantai ao Senhor (número 306).
É tão fácil interpretar mal os motivos alheios e agredir pessoas quando nem sequer conhecemos todos os factos. Cristo foi sempre cuidadoso neste aspecto.