quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PAGUE O MAL COM O BEM

Não pagando mal por mal, ou injúria por injúria, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados. Pedro 3:9

Li pela primeira vez acerca de Jacob de Shazer no jornal San Francisco Chronicle, no fim de 1945 ou no início de 1946. Foi apenas alguns meses depois da minha libertação do campo de concentração nas Filipinas.
Shazer era um dos participantes dos ataques de surpresa sobre o Japão, no dia 18 de Abril de 1942. Durante o ataque, o avião de Shazer foi atingido por fogo antiaéreo. Ele foi forçado a accionar o ejector e acabou por ser capturado. Em terra, viu dois dos seus companheiros serem executados por um pelotão de fuzilamento. Teve a certeza de que seria executado também, mas parecia que Deus tinha outros planos para ele.
Na ocasião em que foi capturado, Shazer era ateu, mas durante os meses passados na prisão começou a ponderar e a querer descobrir a razão por que odiava os seus captores e por que eles o odiavam. Ao buscar respostas, procurou recordar-se do que tinha aprendido sobre o cristianismo. Um dia, ele pediu aos guardas uma Bíblia. Inicialmente eles se riram, mas em Maio de 1944 um dos guardas atirou-lhe com uma Bíblia dizendo que podia ficar com ela durante três semanas no máximo.
Conforme tinha dito, três semanas depois o guarda pegou na Bíblia de volta, mas naquele período de tempo a vida de Shazer mudara. Lembra-me de ter lido no jornal a notícia de que ele pretendia voltar ao Japão como missionário. A decisão dele influenciou-me a desejar ir também para o Japão como missionário, mas Deus tinha outros planos. No caso de Shazer, entretanto, isso aconteceu e ele partiu em 1948. Ao fazê-lo, retribuiu com o bem o mal que lhe tinham causado. Mostrou o genuíno espírito de um cristão.
Embora eu possa dizer com sinceridade que nunca odiei os japoneses, não posso afirmar que os tenha amado activamente enquanto estive no campo de concentração. Com Cristo foi diferente. Ele amou todos com "amor eterno" (Jeremias 31:3), até mesmo aqueles que O amaldiçoaram, maltrataram e crucificaram (ver Lucas 23:34). A Sua vida e morte são um exemplo vivo de como devemos portar-nos em relação àqueles que nos maltratam (ver Mateus 5:44).
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." Filipenses 2:5.