sábado, 11 de agosto de 2012

OS PERIGOS DOS CARGOS ELEVADOS

Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. 2 Crónicas 26:16

Durante a maior parte da sua vida, o rei Uzias "fez o que era recto aos olhos do Senhor" (2 Crónicas 26:4), mas "havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína". Como ele era rei, achou que também podia exercer as funções de sacerdote. Assim, "entrou no templo... para queimar incenso", apesar dos protestos dos sacerdotes. Como consequência, foi atingido pela lepra (versos 16,19 e 20).
Quando a nossa família morava no Estado de Maryland, havia muitos carvalhos nos terrenos vizinhos. Certa manhã, depois de um temporal muito forte com raios, encontrámos um carvalho gigantesco que foi derrubado pelo vento. Bloqueava o nosso caminho para o trabalho e tivemos de fazer um desvio. Olhando para aquela árvore, vimos que, apesar da sua majestosa aparência, ela estava podre por dentro. O que era verdade acerca do carvalho é frequentemente verdade acerca de pessoas - mesmo em elevadas posições.
Mas nem todas as árvores que caem durante um temporal, vão abaixo porque estão podres por dentro. No campo de concentração Holmes havia um pinheiro perfeitamente saudável. Certa noite, durante um terrível tufão, ele foi arrancado pela raiz e atirado por cima da oficina do presídio. Foi cair do outro lado, sem ter tocado no tecto da oficina. Enquanto inspeccionava a área próxima, descobri que aquela não fora a única árvore derrubada. Numa região mais alta da montanha, onde os ventos tinham sido ainda mais fortes, muitas outras árvores tinham sido arrancadas pela tormenta.
Não é surpreendente descobrir essa verdade no mundo natural. Mas às vezes esquecemo-nos de que o mesmo acontece igualmente no domínio espiritual. "No vale da humilhação, onde os homens dependem de Deus para serem ensinados e guiados em cada passo, há relativa segurança. Mas os homens que se plantam, por assim dizer, num elevado pináculo, e que, por causa da sua posição, presumem possuir grande sabedoria - esses estão no maior perigo. A não ser que esses homens confiem em Deus, seguramente cairão." - Profetas e Reis, pág. 60.
Este é um bom conselho para todos nós.