quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O PODER DA INFLUÊNCIA DE UM PAI

Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e os farás saber a teus filhos. Deuteronómio 4:9.

Há alguns anos atrás, cinco rapazes da Pensilvânia saíram de casa e partiram para o Noroeste dos Estados Unidos para começarem uma vida independente. Quando chegaram, descobriram liberdades que nunca tinham conhecido. As tentações eram inúmeras por todo o lado. Encontraram emprego, ganharam dinheiro e depois de alguns anos voltaram para a casa paterna. Quatro deles, depois dessa experiência, voltaram muito piores espiritualmente. Mas um estava diferente. Voltou física, mental e espiritualmente mais forte. Quando lhe perguntaram como tinha conseguido não seguir o caminho dos outros, respondeu:"Porque levei uma fotografia comigo."
Talvez esteja a imaginar que foi a fotografia da noiva que ele deixara na Pensilvânia. Mas não. Contou ele:
"Foi a fotografia da minha última manhã em casa. Estávamos todos sentados à volta da mesa, na hora do pequeno almoço; o meu pai numa extremidade, a minha mãe na outra e nós, os filhos, à volta. Não conversámos muito naquela manhã. Todos entendíamos que o círculo familiar se estava a romper.
"Depois do pequeno almoço o meu pai pegou a velha Bíblia da família, como era seu costume, e começou a ler. Não conseguiu ler muito. A sua voz falhou e ele não pôde continuar. Então ajoelhámo-nos para a oração, e mais uma vez a voz dele falhou. Foi essa a fotografia mental que me impediu de cair nos maus caminhos. Durante o tempo em que estive fora, não pude suportar o pensamento de fazer o coração do meu pai sofrer.
"O lar onde cresci foi um lar feliz. Embora a influência da minha mãe tenha sido profunda, a influência mais poderosa sobre a minha vida foi a do meu pai. Os pais que arranjam tempo para ensinar aos seus filhos os factos da vida - antes que eles absorvam ideias pervertidas na sarjeta - semeiam coisas boas no solo da mente e dão o melhor aos seus filhos."
Conhecendo os factos correctos, os jovens assim instruídos terão condições para tomar decisões acertadas, decisões que os colocarão em posição vantajosa nos anos futuros. Se usarem ou não essas instruções da melhor maneira, isso é outra questão. Muito embora essas orientações não possam garantir o sucesso, elas reforçam a possibilidade de que o resultado seja favorável.