segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DEVOÇÃO OU FORMALISMO

Este povo honra-Me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim. S. Mateus 15:8

Viajava, certa vez, Mahatma Gandhi (1869-1948), o pranteado líder hindu, numa carruagem de terceira classe, num combóio na Índia. Apesar da sua popularidade, ninguém entre os que o acompanhavam o reconheceu.
Um passageiro, durante a viagem, demonstrando desconsideração para com os demais, cuspia constantemente no chão. Gandhi serenamente o exortou, destacando o perigo que aquele mau hábito poderia significar para a saúde dos outros passageiros. O homem irritou-se e respondeu com exasperação:
- Não se meta na minha vida. Quem é o senhor para pretender corrigir-me?
Depois desta exacerbada reacção, continuou cuspindo indiferente aos escrúpulos dos demais. E Gandhi silenciou.
Pouco depois aquele homem, tomando o seu violão, começou a cantar uma música popular em honra a Gandhi. Na estação em que ia desembarcar, havia uma multidão reunida para receber um ilustre visitante. Logo aquele homem percebeu que a pessoa a quem havia molestado com o seu hábito anti-higiénico, outro não era senão o festejado herói nacional. Prostrando-se diante de Ghandi, suplicou que lhe perdoasse.
- Não tenho de que perdoar-lhe. - respondeu o grande líder. - Mas vejo que a sua apreciação é hipócrita, uma vez que canta canções em meu louvor e não pratica as minhas lições.
Este incidente na vida de Gandhi traz à lembrança as palavras de Isaías: "Este povo se aproxima de Mim, e... com os seus lábios Me honra, mas o seu coração se afasta para longe de Mim." (Isaías 29:13). Pretendendo cultuar a fé dos seus maiores, os habitantes de Jerusalém desconheciam a Deus. As suas actividades religiosas não passavam de ritos vazios e cerimónias destituídas de relevância espiritual. Honravam a Deus com os seus lábios, mas sentiam-se atraídos pelo culto a outros deuses.
Jesus aplicou as mesmas palavras do profeta Isaías aos 'religiosos' dos seus dias, (Marcos 7:6) e acusou-os de "hipócritas", pois apesar de revestidos de verniz espiritual, tinham o coração distante do Senhor.
Em matéria religiosa, Deus considera principalmente as intenções do coração. Os olhos do Senhor penetram os mais escondidos recessos do nosso ser. Ele sonda o nosso coração e conhece quando Lhe prestamos um culto sincero, ungido de devoção e fervor.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus