sexta-feira, 6 de julho de 2012

A VINGANÇA PERTENCE A DEUS

Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12:19

Muitas pessoas sofrem de doenças que se originam nos sentimentos de ódio, cujos efeitos se manifestam no seu organismo ou na sua personalidade.
Certa jovem secretária queixou-se durante anos seguidos de distúrbios no aparelho digestivo. Consultou inúmeros médicos especialistas e submeteu-se a muitos exames prolongados e dispendiosos. Nenhuma causa orgânica foi encontrada. Quando o médico da família sugeriu uma consulta ao psiquiatra, ela mostrou-se ofendida e indignada. O médico, porém, sabia do profundo ódio que ela nutria pelo seu chefe e pensava que o psiquiatra poderia resolver o seu caso.
Pouco depois o chefe foi transferido para outro sector da empresa e, desde então, desapareceram os distúrbios de que se queixava a funcionária. Assim, ficou provado não só que o seu médico estava certo, como se evidenciou que o ódio é uma forma de cancro mental. A medicina nada pode fazer para erradicá-lo. A cura depende do próprio paciente e quanto mais cedo melhor, antes que o mal se torne permanente.
Norman Vicent Peale, no seu livro Como Confiar em Si Mesmo e Viver Melhor, descreve a correspondência que manteve com um médico que sabia aplicar as lições do Evangelho no exercício da medicina. Entre os seus doentes havia um cujo chefe era rude, injusto e hostil. Como consequência ele passou a cultivar um sentimento de vingança, responsável por uma úlcera péptica que o molestava terrivelmente. O médico disse-lhe que a úlcera era o resultado dos sentimentos de ódio e vindicta que envenenavam o seu espírito. E acrescentou:
- Se deseja curar-se da úlcera, terá que modificar a sua atitude em relação ao chefe. Só assim poderá acabar com a secreção deste veneno destruidor.
Certo dia, quando se ocupava com a leitura da Bíblia, o doente em referência deteve-se diante do seguinte texto: "Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor."
- Ora - concluiu ele, - se Deus está disposto a incomodar-Se com este problema, deixarei nas Suas mãos o chefe que me é tão hostil.
E aduziu:
- Logo que tirei dos meus ombros a responsabilidade da vingança, passando-a para Deus, senti-me plenamente recuperado da úlcera e uma onda de paz inundou o meu ser. Deus recompensará no seu devido tempo tanto os justos como os injustos e dará a cada um segundo a sua obra.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus