sexta-feira, 27 de julho de 2012

TRANSPLANTE CARDÍACO

E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26.

Quando, em 3 de Dezembro de 1967, o Dr. Christian Barnard realizou a primeira operação de transplante cardíaco, o mundo vibrou com imenso entusiasmo. Este notável feito suscitou renovadas esperanças em milhares de cardíacos.
Mas, a essas esperanças seguiram-se as desilusões, em consequência das inquietantes crises de rejeição após cada operação. O próprio Dr. Barnard, no congresso de Cardiologia realizado em Bergamo em 1970, anunciou que não mais realizaria transplantes de coração enquanto não fosse resolvido o problema da rejeição.
Recentemente, com o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas e o emprego de um novo produto que ajuda o organismo a aceitar o transplante, novas operações foram realizadas, despertando agora um moderado optimismo. Embora as notícias relacionadas com este evento sejam divulgadas com alarde e sensacionalismo, esta operação não é mais importante do que o transplante espiritual mencionado na Bíblia.
Cada filho e filha de Adão nasce afligido por doenças cardíacas crónicas (Romanos 5:12), caracterizadas pelo orgulho, cobiça, avareza e ódio. Que faz então Jesus, o grande Cirurgião? "E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; ...e vos darei um coração de carne" - diz Jesus.
Mas esta cirurgia tem o seu preço. Da mesma maneira como nos casos de transplante, foi necessário haver um doador. Esse doador teve que morrer a fim de que o transplante se consumasse. Mas Jesus deu a vida voluntariamente (S. João 10:17). Não foi um acidente. Mesmo antes da entrada do pecado no mundo - quando o primeiro caso de transtorno cardíaco se manifestou - Ele Se dispôs a doar a Sua vida para que todos os que solicitarem um transplante possam receber um "coração novo".
Esta operação espiritual que transforma o doente numa "nova criatura" em Cristo, só é realizada em favor dos que almejam a vida eterna, e não mais desejam continuar vivendo em transgressão. A vontade de desfrutar saúde e vigor espirituais é, pois, uma condição indispensável para a obtenção de um novo coração.
"Ter um coração novo e possuir um novo espírito, novos propósitos, motivos novos. Qual é o sinal de um coração novo? - A vida transformada. Há um morrer dia a dia, hora a hora, para o egoísmo e o orgulho." Mensagens aos Jovens, pág. 72.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus