terça-feira, 24 de julho de 2012

PERMITA QUE A SUA VIDA SEJA CONCERTADA

Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as Minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que o oleiro fazia de barro, se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Jeremias 18:2-4.

Quando a minha mulher e eu éramos missionários em Boa Vista, no território de Rio Branco (actual Estado de Roraima), no Brasil, dirigimos a construção de uma escola. Um dia, contratei uma carrinha e fui com os meus dois filhos a uma olaria, onde se fabricavam objectos de cerâmica, bem como tijolos. Notei, a um canto da olaria, uma pilha considerável de cacos de barro. Enquanto esperava que enchessem a carrinha, perguntei ao proprietário o que tinha causado tantos cacos. Ele respondeu que não se tinha dado tempo suficiente para que o barro secasse antes de ir ao forno, e a humidade do barro tinha-se transformado em vapor, causando estragos nos objectos. Aqueles cacos, disse ele, não tinham utilidade, a não ser para preencher buracos - para serem 'pisados pelos homens', sem dúvida.
Evitar que grandes objectos de argila ou metal rachem durante a manufactura, pode ser difícil. Por exemplo, o Big Ben, um sino que está pendurado no Palácio de Westminster, em Londres, e que é provavelmente o mais famoso sino do mundo, rachou-se antes de sair da fundição. Foi devolvido para ser consertado, e esse conserto foi tão bem sucedido que o sino tem marcado o tempo virtualmente sem interrupção, desde que foi instalado, há quase 140 anos.
Ao contrário do que aconteceu com os objectos quebrados que vi em Boa Vista, havia esperança para o vaso estragado que Jeremias viu nas mãos do oleiro. O barro ainda não tinha ido ao forno, de modo que o oleiro simplesmente moldou-o de novo. Contudo, depois de ter sido cozido no forno, é impossível refazer o vaso de barro. De modo semelhante, será impossível uma nova criação depois que o fogo do último dia tiver efectuado a sua obra.
Mas a obra de cada um há-de ver-se. No dia do juízo vai ficar à vista de todos, pois esse dia será como o fogo, que vai pôr à prova o trabalho de cada um, conforme o valor que tiver. (1 Coríntios 3:13)
Agora está na altura de permitirmos que o Oleiro Mestre nos refaça e nos torne um "utensílio para honra". (2 Timóteo 2:21)