quarta-feira, 11 de julho de 2012

O SIGNIFICADO DA GRAÇA

Eu... não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a Sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus comigo. 1 Coríntios 15:9 e 10

John Newton, autor do lindo hino 'Graça Excelsa', foi para o mar em 1736, com 12 anos de idade. Quando tinha 17 anos, ingressou na Marinha Britânica e passou a ter vida de marinheiro. Por causa do modo ríspido como o tratavam, tentou desertar mas foi apanhado e açoitado tão impiedosamente, que escapou na oportunidade seguinte. Em 1747, tornou-se o capitão de um navio que transportava escravos e desceu ao mais baixo ponto de degradação imaginável.
Em 1748, durante uma terrível tempestade, suplicou ao Senhor que o salvasse, prometendo abandonar a vida pecaminosa e dedicar-se ao serviço de Deus. A sua oração foi atendida e ele tornou-se cristão.
Foi muito estranho, entretanto, que nos sete anos seguintes ele continuasse a não ver nada de errado no tráfico de escravos. Foi só em 1755 que ele começou a ver que a escravidão era horrível. Abandonou o tráfico de escravos e tornou-se pastor. O resto da sua vida foi uma escalada espiritual vitoriosa.
Dois ou três anos antes da sua morte em 1807, Newton e um pastor amigo estavam juntos a tomar o pequeno almoço. Costumavam ler e comentar um versículo das Escrituras após a refeição. O versículo que escolheram naquela manhã foi o nosso texto para a meditação de hoje. Depois de reflectir por momentos, o comentário de Newton com o seu amigo foi mais ou menos o seguinte: "Eu não sou o que deveria ser. Eu não sou o que gostaria de ser. Eu não sou o que espero ser. Mas, pela graça de Deus, eu sou o que sou."
A graça é frequentemente definida como 'favor imerecido', condescendência não merecida mas revelada a nós por Deus, que morreu pelos nossos pecados no Calvário, na pessoa de Jesus Cristo.
Só que graça é mais do que isso. Quando é aceite na nossa vida, ela é o poder habilitador de Deus para cumprirmos a Sua vontade. Foi por isso que Paulo disse: "A Sua graça ... não se tornou vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus comigo" (itálico acrescentado pelo autor).
Permita que essa graça opere em si hoje, para que lhe seja possível realizar a boa vontade de Deus.