quarta-feira, 4 de julho de 2012

O PREÇO DA LIBERDADE

Proclamareis liberdade na terra a todos as seus moradores. Levítico 25:10

O preço da liberdade é geralmente elevado. Muitos americanos mostram hoje, dia em que se comemora a liberdade do seu país, como custou caro a alguns dos signatários da Declaração da Independência. Esse documento conclui com as memoráveis palavras: "E em apoio a esta Declaração, com firme confiança na protecção da Divina Providência, empenhamos as nossas vidas, os nossos recursos e a nossa honra sagrada."
Um número mais pequeno ainda de americanos parece lembrar-se de que nove dos signatários daquele documento pagaram a liberdade com a própria vida. Muitos perderam os seus lares e fortunas.
Thomas Nelson, o representante do Estado da Virgínia, dirigiu o bombardeio e a destruição da sua própria casa em Yorktown, que na época tinha sido ocupada pelas forças inimigas. Ele também assumiu responsabilidade pessoal pela colecta de dois milhões de dólares para pagar o auxílio que a frota francesa prestou às forças de George Washington. Saldar a sua dívida depois da guerra, custou-lhe a fortuna e ele morreu na pobreza.
Francis Lewis, um abastado negociante de Nova Iorque e signatário da Declaração, perdeu tudo o que possuía. A esposa foi posta na prisão e faleceu pouco depois de ter sido libertada.
Richard Stockton, representante de Nova Jersey e formado pela Universidade Princeton, perdeu a sua riqueza, propriedades e uma biblioteca de inestimável valor. Foi preso durante a guerra e morreu pouco depois de consolidada a paz.
Sim, o preço da liberdade política é geralmente elevado, mas o preço da nossa liberdade espiritual custou infinitamente mais. O preço foi pago no Calvário, não para apaziguar um Deus irado, pois o próprio Pai nos ama (ver João 16:27), mas para satisfazer as exigências da justiça diante do Universo não-caído. Só dessa maneira Deus poderia "ser justo e (ao mesmo tempo) o justificador daquele que tem fé em Jesus". Romanos 3:26.
"Eterna vigilância é o preço da liberdade (política)." É também o preço da liberdade espiritual. "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes." Gálatas 5:1.