domingo, 15 de julho de 2012

'EVOLUÇÃO' CRISTÃ

Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida! 2 Coríntios 5:17 (A Bíblia Viva)

Quando Charles Darwin, chamado o pai da evolução orgânica, visitou pela primeira vez a Terra do Fogo, na extremidade sul da América do Sul, em 1832, ele encontrou uma raça tão primitiva de seres humanos, que chegou a considerá-los "abaixo do nível dos animais domésticos e incapazes de serem civilizados". Registando essa opinião no seu jornal, disse: "Os foguenses encontram-se no mais baixo estado de barbarismo que já imaginei ver num ser humano."
Trinta e seis anos mais tarde, Darwin visitou novamente a Terra do Fogo. Nesse meio tempo, os habitantes da Patagónia tinham recebido a influência do evangelho, e a vida de muitos deles fora mudada para melhor. Desta vez Darwin admitiu: "Eu deveria ter predito que nem todos os missionários do mundo poderiam realizar o que foi feito aqui. Isto é maravilhoso e deixa-me envergonhado, já que sempre profetizei um fracasso. Mas é um grande sucesso."
Seja o que for que pensemos acerca da teoria da evolução, pelo menos Darwin foi honesto ao admitir o seu engano. Isso é mais do que alguns cristãos estão dispostos a fazer. A honestidade de Darwin, entretanto, não significa que a sua teoria esteja correcta, e é desnecessário dizer que a evolução orgânica nunca produziu uma alteração moral para melhor. Só o evangelho - "O poder de Deus para a salvação" (Romanos 1:16) - pode ocasionar essa mudança numa alma que se entrega a Cristo. Não é de admirar que Darwin tenha ficado surpreendido.
O mais poderoso argumento em favor do evangelho é a evolução que se verifica quando uma pessoa está "em Cristo" (2 Coríntios 5:17). Paulo fala dessa transformação no nosso versículo. Essa mudança não ocorre em eras ou milénios, mas no curto período de uma vida humana - e o poder que a produz não surge naturalmente de dentro do homem, mas sobrenaturalmente, de fora dele.
A 'evolução' ideal da vida cristã é descrita em Provérbios 4:18: "A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Abra hoje o seu coração, a sua mente e permita que essa "evolução" ocorra.