sexta-feira, 20 de julho de 2012

ESTE É O DIA

Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Salmo 118:24

Muitos de nós vivemos no passado ou no futuro, enquanto negligenciamos o presente.
Não há nada de errado em pensar ocasionalmente no passado. Afinal de contas, o passado é aquilo que já fomos, que já experimentámos. Pode haver grande valor em respigar das nossas lições do passado aquilo que podemos aplicar ao presente e ao futuro. Mas demorar-se nos erros do passado, em coisas que não podemos alterar, pode arruinar o presente e o futuro.
O velho Mac vivia num asilo em Lodi, Califórnia. Eu costumava visitá-lo e a outros idosos, de tempos em tempos, num esforço por levar-lhes um pouco de esperança e alegria. O velho Mac tinha quase 90 anos de idade quando o conheci, no início da década de 50. Contou-me que tinha pertencido à gangue de Jesse James, que tinha conhecido Jesse James pessoalmente. Agora, com aquela idade avançada, a única coisa sobre a qual ele podia falar era sobre a sua juventude desperdiçada e os inúteis remorsos pelas coisas más que tinha praticado. Em nenhuma das vezes que o visitei, ele deixou de trazer de volta o passado.
Outros ficam a imaginar o futuro. Um senhor que trabalhava na mesma instituição onde trabalhei como editor, já estava com os planos todos feitos para quando chegasse aos 65 anos de idade. Mais uma vez, não há nada de errado em planear para os dias que virão; digo até que é uma excelente ideia. O problema com esse indivíduo foi que, quando finalmente se reformou ele descobriu que a vida era bem menos divertida do que imaginou que seria. A vida real não atingiu as suas expectativas. Esse homem nunca aprendera a desfrutar o presente.
"Vivemos, e nos movemos, e existimos" (Actos 17:28), não no passado ou no futuro, mas no presente. Aproveitemo-lo ao máximo. A vida é uma jornada, não um destino, e a felicidade não se encontra lá ('em algum lugar do passado' ou do futuro), mas aqui. O dia de hoje é um parêntese entre ontem e amanhã. As coisas boas devem acontecer, podem acontecer e acontecerão hoje, se encararmos o presente com o devido espírito, tendo Deus como companheiro.
"Este é o dia que o Senhor fez." O ontem está morto; o amanhã ainda não nasceu; o hoje, este momento, justamente agora, é tudo o que você realmente tem. Regozije-se e alegre-se nele!