domingo, 8 de julho de 2012

CAMINHOS DESCONHECIDOS

Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles, e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei, e jamais os desampararei. Isaías 42:16

Às vezes o rumo da nossa vida muda de forma inesperada. A maioria das pessoas já ouviu falar de Helen Keller, a jovem cega, surda e muda que não só aprendeu a falar e a escrever, mas também se formou no Colégio Radcliff com menção honrosa e ainda aprendeu a falar vários idiomas. Poucas pessoas, entretanto, se lembram de Anne Sullivan, a jovem que tirou Helen da sua escura e silenciosa prisão e a encaminhou para uma vida útil que foi uma bênção para outros.
Anne ficou parcialmente cega na infância, como resultado de uma inflamação nos olhos. Em 1876, aos 10 anos de idade, a mãe morreu e Anne foi colocada numa casa de caridade. Alguns anos depois, foi matriculada no Instituto Perkins na Escola de Massachusetts para Cegos, onde aprendeu um sistema de código de toques para a comunicação com cegos surdos-mudos. Formou-se em Perkins em 1886. Nesse meio tempo, os médicos conseguiram restaurar-lhe a visão por meio de uma série de cirurgias delicadas nos olhos.
Em 1887, Anne foi encarregada da educação de Helen. Duas semanas depois, a sua inteligente aluna de sete anos de idade aprendera 30 palavras soletradas pelo método do código de toques. Durante os 49 anos seguintes, Anne e Helen foram inseparáveis. Anne acompanhava Helen nas viagens para conferências e palestras por toda a América, Europa e no Japão, recolhendo fundos para a recuperação de cegos. Nos últimos anos, a cegueira de Anne voltou, e durante o período imediatamente anterior à sua morte, em 1936, foi principalmente Helen quem cuidou dela.
De vez em quando a nossa vida espiritual passa por mudanças inesperadas. O versículo de hoje diz que Deus frequentemente nos conduz de maneiras que não conseguimos imaginar. Ele costuma guiar os sinceros, embora espiritualmente cegos, através de caminhos espinhosos que acabam por conduzir a um final feliz.
Não importa quão boas pareçam ser as nossas percepções espirituais, todos nós somos espiritualmente cegos em certo grau. Agradeçamos, portanto, as promessas que Deus faz no sentido de modificar as nossas trevas em luz e guiar-nos por caminhos inesperados.