segunda-feira, 2 de julho de 2012

AS PALAVRAS DE DEUS SÃO COMO PRATA REFINADA

As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. Salmo 12:6

No dia 3 de Julho de 1990, o Estado de Idaho, nos Estados Unidos, completou o seu centésimo aniversário. Para comemorar o evento, foi cunhada uma série de medalhas de prata. Eu comprei uma como lembrança do centenário. No seu anverso há uma inscrição que diz: "Uma onça troy* - Comemoração Idaho 1889 - Centenáro - 1990: prata fina 0,999 de Idaho". No reverso há um baixo-relevo de dois mineiros a trabalhar, e a legenda: "Mineração em Idaho."
Talvez esteja curioso para saber, como eu fiquei também, o significado da expressão "prata fina 0,999". Significa que aquela prata não contém mais impurezas do que uma parte para cada mil do precioso metal. No seu estado, natural, a prata é geralmente encontrada em combinação com outros elementos, como cloro, arsénio, antimónio, enxofre, telúrio, ouro, chumbo, etc.
Provavelmente o maior volume de prata sólida 'nativa', ou seja, pura, foi encontrado na mina de Smuggler, em Aspen, Estado do Colorado, em 1894. Pesava cerca de 750 quilos! O seu estado era tão puro que foi desnecessário submetê-la ao processo de refinamento. Em vez disso, foi colocada directamente num crisol para ser derretida. As barras de prata fundidas eram muito mais puras do que o metal da moeda americana de prata na época.
No nosso verso, as palavras de Deus são comparadas a prata refinada sete vezes. O número sete na Bíblia, como quase todos sabem, denota perfeição e rigor. O salmista contrasta as mentiras dos ímpios, mencionadas nos versículos dois e quatro, com as palavras de Deus, que não contêm nem sinal de falsidade. Assim como aquele bloco de prata nativa encontrada no Colorado, as Suas palavras são perfeitamente puras.
Apesar das nossas palavras nunca chegarem à perfeição das do nosso Pai celestial, o facto não nos isenta de lutarmos por esse objectivo. Vi uma vez num escritório uma placa com a sugestão de que, antes de abrir a boca para falar, deveríamos fazer com que as nossas palavras passassem por três portões: É verdade? É bom? É necessário? Teremos hoje a oportunidade de colocar essa regra em prática.