quarta-feira, 6 de junho de 2012

PODEMOS SER GUARDADOS DE TROPEÇOS

Ora, Aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da Sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Judas 24 e 25

Aninhado num penhasco de cem metros de altura, em Portugal, encontra-se um velho mosteiro. Em 1946, os meus pais visitaram aquela impressionante estrutura enquanto esperavam vistos de entrada para Moçambique que era, nessa altura, uma colónia portuguesa. Para chegar ao topo, os meus pais tiveram de ser amarrados a uma grande cesta de vime. Vários monges os içaram por uma roldana e uma corda presa à cesta.
Conta-se que uma vez um turista, tendo-se acomodado confortavelmente na tal cesta para o precário passeio, perguntou a um dos monges com que frequência a corda era substituída. "Sempre que ela se rompe", respondeu o monge.
Se a nossa vida depende de algo ou de alguém, queremos ter a certeza de que essa pessoa ou coisa não nos vai deixar 'cair' num momento crítico. Assim é a nossa natureza. Aqueles que estudam os instintos humanos, dizem que o medo de cair é um dos poucos reflexos automáticos com os quais um bebé já nasce. Embora eu nunca tenha feito a experiência, dizem que, se uma pessoa segura um recém-nascido e faz um movimento súbito como se fosse deixá-lo cair, ele instintivamente estenderá os bracinhos como se fosse amortecer a queda.
O medo de 'cair' é uma experiência frequente daqueles que passaram pelo novo nascimento - ou pelo menos deveria ser (ver 1 Coríntios 10:12). Quando nascemos de novo, estamos diante de Deus como se nunca tivéssemos pecado. Mas, sendo a natureza humana como é, existe sempre a possibilidade de queda. Um cristão teme isso, não porque não possa confiar n'Aquele que o sustém, pois nada nos pode tirar da Sua mão (João 10:28) - a não ser nós mesmos - mas porque ainda precisamos de combater a tendência de cair em pecado, mesmo após a conversão.
Nada que seja de origem humana poderá manter-nos em pé para sempre. Mas no âmbito espiritual há Um que pode, se Lho permitirmos. A promessa é segura: "O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo de ti estende os braços eternos." Deuteronómio 33:27.