segunda-feira, 18 de junho de 2012

PARA TAL CONJUNTURA COMO ESTA

Porque se de todo te calares, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? Ester 4:14

O livro de Ester contém a dramática história de como Deus usou uma jovem, corajosa e bela judia para salvar o seu próprio povo num tempo de grave crise. O livro começa com uma grande festa promovida por Assuero (Xerxes), provavelmente cerca de três anos antes da sua desastrosa expedição contra a Grécia em 480 a.C. Antes de partir para essa campanha, ele escolheu Ester como substituta de Vasti, a ex-rainha, que o tinha envergonhado diante dos seus nobres e consequentemente fora banida.
No dia 23 de Setembro de 480 a.C., as tropas de Assuero sofreram uma catastrófica derrota na batalha naval de Salamis, não distante de Atenas. Os reveses contínuos que já tinha sofrido na mão dos atenienses podem ter influenciado Assuero a considerar favoravelmente o plano apresentado por Hamã, seu primeiro-ministro, no sentido de exterminar os judeus. De qualquer maneira, um decreto de morte fora emitido por Hamã e assinado com o selo do anel do rei.
Entendendo que a única esperança de libertação dos judeus dependia de Ester comparecer perante o rei e suplicar pela vida do seu povo, mesmo sabendo que a lei persa a proibia de entrar sem ser chamada, Mardoqueu, seu pai adoptivo, insistiu para que ela fosse de qualquer maneira. Como reforço da sua ideia, ele perguntou: "E quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?" Ester 4:14.
Com uma oração ao seu Pai celestial, Ester corajosamente arriscou a própria vida e compareceu, sem ser chamada, diante do rei. Como resultado, ela salvou a vida do seu povo e transtornou o plano do pérfido Hamã.
A história dessa corajosa rainha leva-nos à compreensão de que, ao surgirem crises, Deus pode transformá-las em vitórias - se deixarmos o 'eu' de lado e buscarmos a solução divina para os nossos problemas. Hoje podemos enfrentar problemas que, pela perspectiva humana, pareçam insolúveis. Porque não buscar Deus em oração, com um espírito submisso e a boa vontade de aplicar as Suas soluções aos nossos problemas? Quem é que sabe se não estamos aqui "para tal conjuntura como esta?"