quinta-feira, 7 de junho de 2012

NÃO TER VERGONHA

Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos. Hebreus 2:11

Há algum tempo, um estudante de um país do Terceiro Mundo foi para os Estados Unidos e em pouco tempo adoptou o estilo de vida americano. Depois de concluir o seu curso, voltou ao país de origem. A postos, para o receber, estavam os seus pais camponeses. Também presente estava um grupo de dignitários e oficiais do governo. Sentindo vergonha dos seus pais analfabetos, humildes e pobremente vestidos, o estudante fez de conta que não os viu e passou por eles. Pode imaginar como eles se sentiram.
O constrangimento por ser reconhecido como membro de um grupo social ou religioso que normalmente é desprezado ou considerado 'inferior' não é peculiaridade de pessoas de países do Terceiro Mundo. Essas pessoas encontram-se em quase toda a parte.
Há vários anos, trabalhei para uma instituição cristã juntamente com um homem que se envergonhava de ser reconhecido como cristão. Um dia, ele precisou de submeter-se a uma pequena cirurgia e foi internado num hospital próximo. O hospital era administrado por uma organização religiosa diferente da dele. Enquanto esse homem se recuperava, um pastor amigo meu foi visitá-lo.
No fim da visita, o pastor começou a inclinar a cabeça para fazer uma oração pelo rápido restabelecimento do nosso amigo. Mas antes que pudesse pronunciar uma palavra, o doente agitou os braços freneticamente e interrompeu-o. "Psiu! Não quero que o pessoal daqui saiba que eu sou ......." (e disse o nome da denominação).
Mais tarde soube-se por que razão aquele homem tinha vergonha de ser reconhecido como membro daquela igreja. A sua conduta incorrecta para com as enfermeiras traíra-lhe a vivência religiosa e as normas da igreja!
Quão gratos podemos ser por Jesus não Se envergonhar de nos chamar "irmãos", nós que somos pobres, fracos e pecadores reincidentes. Mas existe uma condição, e a condição é que não O neguemos diante dos outros (ver Mateus 10:33).
A verdade é esta: um cristão que anda como Jesus andou não tem nada de que se envergonhar.