quarta-feira, 27 de junho de 2012

NÃO PERMITA QUE A NÉVOA ENCUBRA O SEU ALVO

No meio disto estenderá ele as mãos, como as estende o nadador para nadar; mas o Senhor lhe abaterá a altivez, não obstante a perícia das suas mãos. Isaías 25:11

A natação não é um desporto moderno. Já era praticada pelo menos no tempo de Isaías, e provavelmente bem antes daquela época. O nosso texto pode até indicar que os antigos conheciam o estilo a que hoje chamamos 'crawl' australiano. Eu precisei de aprender este estilo quando treinei para ser salva-vidas na universidade.
Desde que a jovem Gertrude Ederle, de 20 anos de idade, se tornou a primeira mulher a atravessar a nado o Canal da Mancha no dia 6 de Agosto de 1926, as mulheres têm-se esforçado para estabelecer recordes mundiais de natação. Foi assim que, na manhã de 4 de Julho de 1952, Florence Chadwick, de 34 anos de idade, entrou na água em determinado ponto da Ilha de Catalina, decidida a ser a primeira mulher a nadar os 33 quilómetros até Long Beach, Califórnia. (Essa não foi a sua primeira experiência a nadar longas distâncias. Anteriormente ela superara o feito de Ederle, tornando-se a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha nos dois sentidos.)
Chadwick, entretanto, não atingiu o seu objectivo. Naquela manhã a água estava fria e o nevoeiro tão denso que ela mal podia ver os barcos que a acompanhavam. Mas nem o frio nem a fadiga fizeram com que ela desistisse. As horas passavam e ela continuava a nadar. Um pouco antes de chegar à praia, ela desistiu e pediu para ser levada a bordo, embora a sua mãe e o treinador lhe tivessem implorado que continuasse. Ela alegava que simplesmente não conseguia continuar.
Alguns minutos depois de ter desistido, ela descobriu que estava a apenas uns 800 metros da praia. Posteriormente explicou: "Não estou a desculpar-me, mas se eu tivesse conseguido ver a praia, poderia ter chegado até lá." Chadwick foi vencida, não pelo frio ou pela fadiga, mas pelo nevoeiro.
Na vida espiritual existe algo parecido com o nevoeiro. Chama-se incredulidade, mas atende por diversos nomes. Paulo fala dos entendimentos dos incrédulos, que foram cegos (ver 2 Coríntios 4:4). Muitos permitem que a descrença, o cepticismo e o orgulho da opinião própria os tornem cegos. Não permita que isso lhe aconteça. Antes, pela fé, dirija o seu olhar espiritual através do nevoeiro - aquele nevoeiro com o qual o deus deste século encobre o alvo celestial - e prossiga.